Da Redação, com Adunicentro
Mais de 350 docentes aprovaram a criação de uma comissão para organizar o debate entre os docentes sobre autonomia universitária. A decisão foi tomada na última quinta feira (19), em assembleia geral na Universidade Estadual do Centro-Oeste (Unicentro).
De acordo com informaçõe do Adunicentro, a proposta da comissão originou-se de uma discussão convocada pelos comandos de greve dos docentes, agentes universitários e estudantes. Ao se deparar com a complexidade do assunto e o entendimento de que isto não pode ficar restrito a um pequeno grupo nomeado pela reitoria, gerou-se a proposta a ser encaminhada à assembleia.
A proposta, levada ao conjunto dos docentes, foi aprovada com a deliberação de que a comissão organize os debates, convoque assembleias gerais para discutir os eixos temáticos, reúna documentos e que convide docentes da ADUNESP e ADUSP. Pretende-se que estes venham à Unicentro para nos relatar quais as consequências das universidades paulistas terem adotado o modelo que vem servindo de referência para o governo do Paraná e pelas administrações das nossas IEES.
As discussões devem ser ampliadas para o conjunto dos docentes já neste momento, e que a proposta seja construída de baixo para cima, com um envolvimento maior dos docentes. Será buscada interlocução com estudantes e agentes universitários. O resultado das discussões finais deverá ser debatida e consolidada por meio de assembleia.