22/08/2023
Cotidiano

Documentário mostra vida de famílias que vivem com programas de renda em Guarapuava

imagem-83199

Caio Budel

A realização de sair da miséria e ter uma vida com menos dificuldades através de programas de auxílios sociais ganhou discurso em um documentário produzido com duas famílias de Guarapuava. Intitulado “Canto Chorado”, o trabalho foi desenvolvido por acadêmicos do 2º ano de Jornalismo da Universidade Estadual do Centro-Oeste (Unicentro).

Na produção, os universitários trabalharam com as famílias de Jussara e Neusa, duas mulheres que são beneficiárias de programas de complementação de renda. Na narrativa, é mostrado que, com os auxílios, ambas as mulheres garantem o mínimo de conforto às suas famílias.

De acordo com Luísa Urbano, uma das universitárias responsáveis pelo documentário, a ideia para o tema surgiu por conta da repercussão que existe sobre programas de auxílios sociais. “Esses programas são frequentemente criticados por pessoas que não conhecem a realidade de quem sobrevive com essa renda. A partir desse preconceito queríamos mostrar o outro lado da moeda, o lado de quem, às vezes, nem tem dinheiro para comer”, explica Luísa.

Canto Chorado contou com direção de Amanda Bastos Maciel, roteiro de Amanda Gollo Bortolini, reportagem de Amanda Padilha Pieta, montagem e fotografia de Luísa Araújo Urbano, direção de arte de André Luiz Justus Czovny e supervisão do professor Alexandre Lara.

Assista o documentário abaixo:

Cristina Esteche

Jornalista

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.