Neste domingo (26) a equipe do Clube de Orientação Lobo Bravo (COLB) organiza a 4ª etapa do Circuito Paranaense de Orientação em Guarapuava. A competição ocorrerá na Região do Rio das Mortes, próximo à Associação Fênix. A prova inicia às 10h, com partidas intercaladas, dentro das diversas categorias.
De acordo com a Secretaria de Comunicação da Prefeitura, Guarapuava deve receber 200 atletas de diversas Regiões do Paraná. Segundo Paulo Bilek, membro da diretoria do COLB, as ‘categorias’ são classificações entre os orientistas.
“Reunimos pelo critério das várias faixas de idade e pelo critério de experiência e conhecimento no esporte de Orientação. Além disso, nos segmentos masculino e feminino. Temos pessoas de 10 até 70 anos, indo das ‘Elites Masculino e Feminino’ até os novatos na modalidade”
PANDEMIA
Conforme a Secom, para esta prova foram adotadas medidas protocolares de cuidados com a pandemia. Não haverá solenidade de premiação. Assim, cada atleta receberá a medalha ao terminar o percurso. O resultado final terá divulgação pela internet e redes sociais.
A Secretaria de Esportes e Recreação da Prefeitura de Guarapuava mantém o projeto Orientação. De acordo com o secretário de Esportes Milton Roseira, o esporte da natureza, incentiva a participação de crianças e adolescentes.
“Por meio do projeto, 10 atletas adolescentes de diferentes categorias recebem treinamento para competições estaduais. Nos meses que antecederam a essa competição são desenvolvidas atividades teóricas, práticas e treinos uma vez ao mês, sempre seguindo os protocolos de prevenção à covid- 19”.
ORIENTAÇÃO
A orientação é um esporte em que o atleta-orientista faz percurso entre os pontos de controle no menor tempo possível, utilizando mapa e bússola. Sendo assim, é necessário um mapa legível e preciso, para possibilitar uma escolha qualificada da rota, de acordo com as capacidades de navegação e físicas.
De acordo com as informações, o Circuito Paranaense de Orientação (CIPO) iniciou em 1993 com a prova de Corridas de Orientação em municípios da região metropolitana de Curitiba. Nos anos seguintes, ganharam adeptos no interior do Estado. por fim, anualmente ocorrem 5 ou 6 provas (etapas) de Orientação válidas por este circuito.
Leia outras notícias no Portal RSN.