22/08/2023



Cotidiano Em Alta Guarapuava

Domingo começa com a tradicional Corrida da Padroeira em Guarapuava

A 12ª edição da Corrida da Padroeira começa às 8h com 520 participantes inscritos e percurso de quase seis quilômetros

Corrida Rústica da Padroeira (Foto: Arquivo/RSN)

Este domingo (26) está começando com a tradicional Corrida da Padroeira de Guarapuava, Nossa Senhora de Belém. A corrida é a partir das 8h, com largada na rua Senador Pinheiro Machado, passando pelas ruas Vicente Machado, Dezesste de Julho, Brigadeiro Rocha, Domingos Marcondes e Pedro Siqueira, com chegada novamente na Senador Pimnheiro Machado.

De acordo com o Padre Jean Patrik, a 12ª Corrida Rústica da Padroeira, tem percurso de 5,7 quilômetros e formato de corrida individual. Vence quem completar o percurso em menor tempo. A largada será única para todas as categorias. Serão premiados em pódio com troféu, os cinco primeiros de cada categoria. Além disso, receberão medalha de participação, todos os atletas que concluírem a prova (limitadas aos 400 participantes).

Corrida da padroeira (Foto: Divulgação/Catedral Nossa Senhora de Belém)

Já os cinco primeiros atletas das categorias Masculino e Feminino (categoria geral), receberão premiação em dinheiro. As inscrições já terminaram e de acordo com as informações são 520 inscritos. “Ano passado tivemos 300 inscrições. Ampliamos para 400 agora e precisamos subir e fechamos em 520 inscritos este ano. Para o próximo ano, certamente teremos 650/700 inscrições”.

Após a corrida, às 12h30 terá o almoço festivo. A festa da padroeira, que é comemorada no dia 2 de fevereiro, já começou com programação desde 18 de janeiro. Desde os tempos de fundação da cidade, há mais de 200 anos, a antiga Catedral, hoje Santuário Diocesano, se torna o local de peregrinação de pessoas.

Sob o tema geral “Nossa Senhora de Belém – peregrina da esperança”, a festa contará com diversas atividades religiosas, culturais e sociais. Este ano houve no dia 23, a abertura oficial da festa com o 1º Círio de Belém, inspirado no tradicional Círio de Nazaré.

PROGRAMAÇÃO

Desde o dia 24, estão funcionando as barraquinhas de comidas e bebidas na rua lateral da igreja. É importante lembrar que as barraquinhas estarão abertas das 15h às 22h. Entretanto, exclusivamente no dia 2, o horário de funcionamento será das 10h às 18h. Dando continuidade na programação, no dia 27, ocorrerá novamente a bênção dos veículos, na rua Senador Pinheiro Machado, das 9h às 17h.

Dia 30, às 19h está marcada a celebração da Santa Missa. No dia 31 de janeiro, a diocese promoverá novamente a bênção dos veículos. No entanto, dessa vez ocorrerá das 12h às 19h30 na avenida Manoel Ribas – em frente à Energisa.

DIA DA PADROEIRA

A programação do dia da padroeira, 2 de fevereiro, começará às 6h com o Caminho de Belém. Às 7h30, a organização da festa começará a entregar os churrascos e às 10h ocorrerá a Missa Solene. O almoço festivo está marcado para às 12h30 e o bingo para às 15h.

O sorteio “Amigos de Belém” e o encerramento da festa ocorrerão às 17h. Por fim, a Missa em ação de graças será às 19h. Por fim, mais informações estão disponíveis na secretaria paroquial por meio do telefone (42) 9 8871-3889.

Leia outras notícias no Portal RSN.

Gilson Boschiero

Jornalista

Possui graduação em Jornalismo, pela Universidade Metodista de Piracicaba (1996). Mestre em Geografia pela Unicentro/PR. Tem experiência de 28 anos na área de Comunicação, com ênfase em telejornalismo e edição. Foi repórter, editor e apresentador de telejornais da TV Cultura, CNT, TV Gazeta/SP, SBT/SP, BandNews, Rede Amazônica, TV Diário, TV Vanguarda e RPC. De 2015 a 2018 foi professor colaborador do Departamento de Comunicação Social da Unicentro - Universidade do Centro-Oeste do Paraná. Em fevereiro de 2019, passou a ser o editor chefe do Portal RSN.

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.

Pular para o conteúdo