A Maratona Internacional de Foz do Iguaçu Sesc PR, uma iniciativa do Sesc PR, integrante do Sistema Fecomércio Sesc Senac PR, será realizada neste domingo (30), em parceria com a Itaipu Binacional, Parque Nacional do Iguaçu e Prefeitura. A prova tem o apoio do Sindicato Patronal do Comércio Varejista de Foz do Iguaçu, da Câmara da Mulher Empreendedora e Gestora de Negócios de Foz do Iguaçu (CMEG) e patrocínio da Caixa Econômica Federal.
A prova não tem a intenção de ser reconhecida apenas como uma competição, pois além de coroar o trabalho físico, técnico e tático dos corredores, pretende favorecer o intercâmbio social e cultural entre os participantes, a evolução profissional constante dos funcionários do Sesc e instituições parceiras e ainda fomentar o comércio e o turismo local, bem como valorizar os atletas vinculados ao comércio (empresários, comerciários, dependentes e sindicatos do comércio). De acordo com os organizadores, 1641 atletas participarão de todas as provas, neste domingo.
A maratona é dividida nas categorias Cadeirante, Atleta com Deficiência (AcD), Elite Feminina e Masculina, Comerciários e faixa etária masculina e feminina. Segundo o regulamento da maratona, todos os atletas deverão completar a prova no tempo máximo de seis horas, podendo assim desfrutar de toda a segurança, infraestrutura e atendimento médico. Os atletas terão à sua disposição, guarda-volumes, banheiros químicos, frutas, isotônicos, ônibus de resgate, água, além de placas de sinalização, policiamento, ambulâncias e atendimento médico na chegada da prova.
Outra novidade é a maratona de revezamento em dupla, com vagas limitadas para 400 atletas, que farão a troca de corredores no km 21, em frente ao Hotel Mabu, na Rodovia das Cataratas. “Este é um incentivo aos atletas e uma forma de acolher aqueles que ainda não se sentem preparados a encarar a Maratona, mas querem fazer parte deste evento e participar de uma corrida inesquecível nas belezas de Foz do Iguaçu”, enfatiza o Gerente de Esportes e Lazer do Sesc PR, Otton Bernardelli.
Na entrada do parque também ocorrerá a largada da corrida dos 11,5km. Assim, a Maratona Internacional de Foz do Iguaçu Sesc PR se notabiliza por oferecer distâncias alternativas. O objetivo, segundo Bernardelli, é incentivar e possibilitar a formação de novos maratonistas sem comprometer a andamento e estrutura da prova individual, que por atender a todos os requisitos da CBAt tem seu lugar garantido no calendário oficial há seis anos.
O que não mudou foram os conceitos da prova, que continua sendo ambientalmente responsável e a mais acolhedora do país. Neste ano, no sábado (29 de setembro) que antecede à competição, será realizado o plantio simbólico de uma árvore, no parque, pelo atleta e padrinho da prova, Vanderlei Cordeiro de Lima. Posteriormente, haverá a doação e plantio de 2.200 mudas. Além disso, em todo o trajeto da prova é feita uma varredura e todo o lixo produzido é recolhido, separado e destinado a uma associação de reciclagem.
Preocupada com o bem-estar dos atletas desde a primeira edição, equipes fazem a recepção dos corredores na rodoviária e no aeroporto de Foz do Iguaçu e o traslado até os principais hotéis da cidade.
Para realizar a Maratona Internacional de Foz do Iguaçu Sesc PR o atleta precisa apresentar de atestado médico, com isso, tanto corredores e comissão organizadora estão certificados da aptidão para a prática esportiva.
Os resultados, fotos e informações sobre as provas estarão disponíveis no site www.sescpr.com.br/maratonafoz.
Ruas Interditadas
No domingo (30 de setembro), durante a realização da prova, algumas ruas de Foz do Iguaçu serão interditas para a segurança dos atletas:
– Avenida Tancredo Neves: Parcialmente interditada – sentido Itaipu/Centro.
– Avenida Juscelino kubitschek: Parcialmente interditada – sentido Centro.
– Avenida República Argentina: Parcialmente interditada – sentido JK/Centro. Totalmente interditada – sentido Avenida Paraná, entre JK e Avenida Brasil.
– Avenida Brasil: Parcialmente interditada. Lado esquerdo interditado para Atletas.
– Avenida Jorge Schimmelpfeng: Totalmente interditada, sendo o trânsito desviado para a paralela, Rua Belarmino de Mendonça.
– BR-469 (Avenida das Cataratas): Parcialmente interditada, sendo que o tráfego funcionará como barreira, um lado da pista liberado cada vez.
ATENÇÃO!!!!
Aeroporto: Como o trânsito funcionará em sistema de barreira com um lado da via liberado de cada vez, o trânsito ficará mais lento, sugerindo desta forma que os passageiros e trabalhadores do entorno antecipem-se aos seus horários, pois não há rota alternativa.
Com assessoria