O vereador licenciado Danilo Dominico (Podemos) vai retornar à Câmara de Vereadores em Guarapuava. A posse está marcada para a sessão de segunda (13). É que as duas sessões desta semana estão suspensas pelo luto de três dias por causa da morte do ex-vice-presidente João Napoleão.
Dominico, que hoje responde pela Secretaria Municipal de Habitação, por força legal, tem que a assumir a vaga por ser o primeiro suplente. Caso, depois disso, ele queira retornar à Habitação, o segundo suplente Cesinha da Malusa, será convocado para a vaga.
Em conversa com o Portal RSN, Dominico disse que ainda não decidiu se volta a legislar. “Estou conversando com o meu grupo para ver qual vai ser o melhor caminho. Mas preciso reassumir por força da lei. Enquanto isso tenho uns dias para fazer uma reflexão. Também vou conversar com o presidente”.
O retorno de Dominico à Câmara fortalece o grupo do presidente Pedro Moraes (Republicanos). Já caso, Cesinha da Malusa assuma a vaga, aumenta a bancada do deputado estadual Artagão Junior (PSD). Ele já conta com os vereadores Gilson da Ambulância, Wilson Anciutti e Joel Barbosa.
HABITAÇÃO
Entretanto, se Dominico reassumir a vaga aberta com o falecimento de João Napoleão, o prefeito Celso Góes terá que escolher quem vai liderar a Secretaria de Habitação. Aliás, essa pasta é uma das estrategicamente política. Isso porque o retorno do programa federal ‘Minha Casa Minha Vida garante números animadores.
Conforme o ministro das Cidades, Jader Filho, no Brasil inteiro, só neste ano, o Governo Federal vai entregar mais de 15 mil unidades. “Ainda em 2023, estamos retomando a construção de mais de 37 mil unidades paralisadas. E, a partir do ano que vem, serão mais 32 mil. E, até 2026, serão contratadas dois milhões de unidades do Minha Casa Minha Vida para atender famílias de baixa renda”.
Leia outras notícias no Portal RSN.