Um projeto de lei de autoria do deputado estadual Dr. Antenor (PT) institui 29 de setembro como ‘Dia Estadual de Conscientização e Prevenção do Infarto do Miocárdio’. Aprovada pela Assembleia Legislativa do Paraná, a data prevê ações para diminuir o risco de morte por infarto. Conforme o deputado, que também é médico, o atendimento de urgência e emergência, nos primeiros minutos, é fundamental para salvar uma vida.
“O infarto continua sendo a principal causa de morte no Brasil”. Conforme o médico, o infarto agudo do miocárdio, é uma condição potencialmente fatal. Ocorre quando o músculo cardíaco não recebe oxigenação suficiente, levando à necrose. Nesse sentido, a proposição legislativa, não apenas busca instituir o Dia Estadual de Conscientização e Prevenção. Mas também enfatiza a importância do rápido atendimento médico nos primeiros momentos de um ataque.
Além disso, Dr. Antenor ressalta que muitos infartos podem ser assintomáticos.”Especialmente em mulheres, idosos, diabéticos ou pessoas com insuficiência cardíaca. Estes podem não apresentar os sintomas típicos”.
Leia outras notícias no Portal RSN.