Apesar das tentativas de impugnação da pesquisa encomendada pelo Portal RSN, o Instituto Process divulgou o resultado no começo da noite desta sexta (4). Registrada junto ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE) com a identificação PR-06565/2024, a consulta ocorreu entre os dias 28 de setembro a 1 de outubro de 2024. O intervalo de confiança é de 95%, com margem de erro de 4,3% para mais ou para menos.
De acordo com o Instituto para o controle de qualidade os questionários foram filtrados após as entrevistas. “Foram checados 30% dos entrevistados”.
Assim sendo, de acordo com a maioria das pessoas entrevistadas, há apenas dois dias das eleições, o candidato Dr. Antenor (Uma só Guarapuava) confirma a liderança em dois cenários. Ou seja, na pesquisa espontânea, o candidato da coligação ‘Uma só Guarapuava, possui 25,20% das intenções de voto. Na pesquisa estimulada, soma 27,20%.
Em segundo quem surpreende é o candidato da coligação ‘Guarapuava merece mais’, Denilson Baitala, com 19,20% na espontânea e outros 22% na estimulada. Em seguida está o candidato à reeleição, Celso Góes (Guarapuava cada vez melhor) com 15,20% (espontânea) e 16,40% (estimulada). Samuel Ribas de Abreu (União) conta com 5,20% (espontânea) e 5,80% (estimulada).
Conforme o Instituto Process, na primeira opção (espontânea) branco ou nulo somam 4,60. Entretanto, o que chama a atenção é que 30,60 % das pessoas consultadas disseram que não sabem ou nã opinaram. Já na estimulada a intenção de anuar o voto ou votar em branco atinge 5% e indecisos ou não opinaram cai para 23,60%. Mesmo assim, o percentual nesse quesito continua alto.
Leia outras notícias no Portal RSN.