22/08/2023
Cotidiano Região

Duas pontes na PR-446 em Bituruna recebem obras de revitalização

As obras de revitalização ocorrem nas pontes sobre o Rio Empoçado e Rio Jararaca na PR-446, e não exigirão bloqueio total das vias

ponte_rio_jararaca_2_bituruna

Duas pontes na PR-446 em Bituruna recebem obras de revitalização (Foto: DER)

O Departamento de Estradas de Rodagem do Paraná (DER/PR) iniciou a reforma de duas pontes em Bituruna nesta semana. Os trabalhos iniciados ocorrem nas pontes sobre o Rio Empoçado e Rio Jararaca na PR-446. As obras não exigirão bloqueio total das vias e devem terminar nestes dois pontos em dois meses, caso as condições climáticas favoreçam.

Haverá reparos e recuperação das estruturas de concreto e reparo total do pavimento. Além disso, também terá instalação de dispositivos de drenagem como sarjetas e meio-fio, novos guarda-corpos, recomposição de drenos, sinalização, defensas, placas, limpeza e pintura.

De acordo com a Agência Estadual de Notícias (Aen), os gastos com as reformas devem ficar em R$ 7.838.631,85. Isso porque, o edital contempla oito pontes e um viaduto sob gerência do Escritório Regional Médio-Iguaçu do DER/PR.

Outras obras estão previstas em pontes em União da Vitória. Porém, o Rio Iguaçu está com nível 4,5 metros acima do normal ocasionado pelas chuvas intensas dos últimos meses, o que obrigou o adiamento do início dos serviços.

Os serviços integram o maior pacote de reforma de pontes e viadutos da história do Estado. Assim, serão revitalizadas 195 obras de arte especiais (pontes, viadutos, passarelas, galerias e pontilhões) de rodovias estaduais em todas as Regiões do Paraná.

Por fim, ainda receberão revitalização, as pontes Rio Empoçado e Rio Jararaca (PR-446), em Bituruna e Rio Jangada (PR-446), no limite entre Porto Vitória e Bituruna. Além das pontes Domício Scaramella (PR-835), Rio da Areia (PRC-280), Rio Vermelho (PR-836), Ponte Manoel Ribas (PRC-476), em União da Vitória.

Leia outras notícias no Portal RSN.

Antunes

Jornalista

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.