A duplicação da BR-277 em Guarapuava chegou a 77% de conclusão. As obras têm quase todas as trincheiras e pontes concluídas. Agora, a etapa atual é de pavimentação das pistas centrais da rodovia. De acordo com o Departamento de Estradas de Rodagem do Paraná (DER/PR), a previsão de entrega é para o fim do primeiro semestre de 2023. O Governo do Paraná previu um gasto inicial de R$ 77 milhões, para solucionar o gargalo logístico da Região Centro-Sul.
Isso porque, a duplicação do perímetro urbano da BR-277 é uma demanda histórica da população, que vai beneficiar mais de 200 mil moradores. Sem contar o tráfego intenso de cargas pesadas e veículos de passeio que utilizam a rodovia diariamente.
PROJETO
O projeto inclui três trincheiras para facilitar a circulação: uma para acesso ao Aeroporto Municipal (concluída), uma na avenida Professor Pedro Carli (95% concluída) e outra entre as ruas João Fortkamp e Campo Grande (95% concluída).
Além disso, as equipes também finalizaram os muros de contenção e três das quatro pontes previstas. O trecho ainda vai contar com duas passarelas para travessia de pedestres, uma delas já está pronta e a outra em fase de conclusão. Conforme o Estado, a pavimentação do trecho já chegou a 73%, com os serviços concentrados neste momento na pista central, 65% pronta.
No total, são duas novas pistas em cada sentido, entre os km 345 e km 349, com faixas de segurança com barreiras de concreto New Jersey e acostamentos externos. Além de uma via marginal direita e uma marginal esquerda. Por fim, já ocorreu a instalação da iluminação em 12,2 quilômetros, mas ainda restam ajustes finais.
Leia outras notícias no Portal RSN.