A obra de duplicação da PR-466 entre Guarapuava e o Distrito de Palmeirinha, atingiu a marca de 24,28% de execução, ou seja, 1/4 do total. O trecho tem 11,52 quilômetros de extensão e está recebendo um investimento de R$ 139.785.485,97. Ela é executada pelo Departamento de Estradas de Rodagem do Paraná (DER/PR). Conforme a Agência Estadual de Notícias, a obra entrou em um ritmo mais acelerado após o início da execução das placas de concreto do pavimento rígido da pista nova no mês passado.
Continuam avançando a terraplenagem do restante da pista nova e a instalação do sistema de drenagem de águas e obras de arte corrente. Já está construída a única obra de arte especial prevista neste contrato: a nova ponte sobre o Rio Coutinho. Os serviços estão em andamento também na pista antiga, que passa por melhorias no pavimento asfáltico dos acostamentos e faixa de tráfego. A pista antiga servirá de base para uma nova camada de pavimento rígido de concreto. A técnica de restauração de rodovias ficou conhecida como whitetopping.
Assim sendo, a obra contempla ainda, para ambas as pistas, nova sinalização vertical, sinalização horizontal, implantação de dispositivos de segurança viária, iluminação pública, e demais serviços complementares. Desse modo, o prazo de conclusão é fevereiro do ano que vem.
REVITALIZAÇÃO DA PR-466
De acordo com as informações, a duplicação da PR-466, entre Guarapuava e Pitanga, também vai avançar para novas fases nos próximos meses. O governador Carlos Massa Ratinho Junior já assinou a ordem de serviço das obras no trecho entre o Distrito de Palmeirinha e Turvo e lançou a pedra fundamental da última etapa, entre Turvo e Pitanga. Ao todo, o investimento na rodovia chegará perto de R$ 1 bilhão.
A PR-466 faz ligação de municípios da Região com a BR-277, que segue até o Porto de Paranaguá e, a Oeste, até a fronteira com Paraguai e Argentina. Um dos setores mais beneficiados é o agronegócio, já que Pitanga está entre os municípios paranaenses com mais de R$ 1 bilhão de Valor Bruto de Produção (VBP).
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