22/08/2023
Cotidiano

E o samba tomou conta do ´bobódromo´ em Guarapuava

imagem-67811

Crianças fantasiadas, mulheres, homens, jovens e idosos formaram a centena de foliões que se deixaram levar pelas marchinhas carnavalescas e pelo samba que formaram o repertório da bateria “Já te Aliso”, nesta terça feira (04) de Carnaval.

O batuque começou às 18h30 no Calçadão da XV de Novembro na esquina com a Saldanha Marinho. Aos poucos o público foi chegando e se incorporando ao bloco “Vou ali e volto já” e o desfile seguiu pelo Calçadão até chegar e invadir o tradicional “bobódromo”, desfile de carros que acontece aos finais de semana próximo à rotatória do chafariz.

No meio da multidão um bloco chamou a atenção. Tendo à frente a vereadora Nerci Guiné, mulheres vestidas com aventais que simbolizam as cartas do baralho mostraram que para a alegria não existe idade. “Fizemos esse bloco no improviso, mas para o ano quem vem vamos nos organizar melhor”, disse a vereadora.

Se para o folião a bateria animou o Carnaval na cidade, para o homenageado as pessoas o surpreenderam.

“Valeu a pena e é uma grande emoção ver o povo tomar da rua. Consegui reviver um pouco dos antigos carnavais”, disse Josoel de Freitas, o Tuto, protagonista principal da retomada do Carnaval na cidade.

“O público nos surpreendeu, foi além das nossas expectativas”, disse Eduardo Burgath, o Du, filho do Tuto que junto com os irmãos Zaque e Graziela quiseram homenagear o pai.

De acordo com Tuto, o guarapuavano mostrou que é carente de atividades culturais populares. “O que vimos nesses dias foi a família guarapuavana numa brincadeira saudável”, observou. "No ano que vem não sei se estarei aqui, mas sei que meus filhos vão continuar com o Carnaval", afirmou.

Com o resultado positivo os carnavalescos prometem maior organização em 2015. “Neste ano organizamos em duas semanas, mas para o ano que vem vamos dar uma melhor resposta à população e organizar com mais tempo”, disse Eduardo.

Cristina Esteche

Jornalista

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.