Está em Guarapuava desde essa segunda (15) o ônibus de educação socioambiental da Companhia de Saneamento do Paraná (Sanepar). As atividades ocorrem até sexta (19) na cidade.
O ônibus é equipado com maquetes que mostram o caminho da água e os processos de tratamento da Companhia. Por isso, o Ecoexpresso passará por os Centros de Referência de Assistência Social (CRAS) da cidade. Além disso, a visitação é aberto à toda a população.
O Ecoexpresso Sanepar é uma das ferramentas do Projeto do Rio ao Rio, implantado pela Sanepar em 2011 e que envolve, especialmente, estudantes de escolas públicas de todo o Estado. Além disso, ensina sobre os monitoramentos de mananciais e em ações educativas junto à comunidade local.
“Faz parte do nosso trabalho mostrar à população como a empresa funciona. Além disso, difundir nossas ações de educação socioambiental, incentivar iniciativas de proteção aos recursos hídricos. Queremos provocar a mudança de atitude da população, entretanto, em relação ao meio ambiente. E o Ecoexpresso é uma forma excelente, didática e acessível a todos para ajudar nesse sentido”, destaca o gestor socioambiental da Sanepar, Ricardo Luiz Borges.
AMBIENTE
Além disso, também há painéis onde é possível visualizar a água desde a sua nascente, a formação dos rios e barragens. Isso tudo passa por uma estação de tratamento de água, depois pelos reservatórios. Dali vai para às redes de distribuição de água para chegar às residências. Dali, a água sai em forma de esgoto doméstico, passa pelas redes de coleta, chega à estação de tratamento e, então, é devolvida à natureza como efluente adequadamente tratado.
“Enfim, o visitante pode conhecer todo o ciclo da água, e entretanto, entender a diferença entre a rede coletora de esgoto e a galeria pluvial, a diferença entre a bacia hidrográfica usada para a captação da água a ser tratada e consumida e a bacia que recebe o efluente das estações de tratamento de esgoto”, explica Borges.
VISITAÇÃO
Por isso, o Ecoexpresso da Sanepar ficará aberto ao público em geral, entretanto, durante toda a semana, nos Centros de Referência de Assistência Social, nos seguintes dias, locais e horários:
– Terça, 16 de julho, das 8h às 17h:
CRAS Bairro Industrial – Rua Corumbá, 452
– Quarta(17 de julho), das 8h às 17h:
CRAS Morro Alto – Rua Bernardino Roseira de Lacerda, 1447
– Quinta(18 de julho), das 8h às 17h:
CRAS Jardim das Américas – Rua Jorge S. do Amaral, 275
– Sexta(19 de julho(), das 8h às 15h:
CRAS Boqueirão – Rua Afonso Pena, 183