A 2ª Expo Entre Rios, edição especial de arraiá, começou ontem e segue até este sábado (8). A iniciativa, que reúne pequenas produtoras e artesãs locais, é promovida pela Secretaria de Políticas Públicas para Mulheres (SPPM), na Colônia Vitória em Guarapuava.
Além da venda de produtos, a feira fortalece a comunidade, promove o desenvolvimento local e destaca o papel fundamental que as mulheres desempenham na nossa economia. As produtoras e artesãs finalizaram o curso de Economia Solidária em maio. Assim, ao longo de seis meses, as expositoras tiveram a oportunidade de entender as noções básicas sobre produção e distribuição de mercadorias, pela autogestão.
A Expo Entre Rios funciona este sábado (8), até as 18h, na Praça Wanderlin Werner, localizada na Vila Nova Esperança. Para garantir que as produtoras busquem a formalização como Microempreendedor Individual (MEI), a Agência do Empreendedor de Guarapuava está na Expo Entre Rios.
O objetivo é esclarecer as dúvidas das produtoras, abordando o funcionamento, direitos e obrigações do MEI. Selma Aparecida dos Santos é cabeleireira e complementa a renda com a produção de doces e artesanatos em crochê. “Eu moro aqui em Entre Rios já há 18 anos. Este é apenas o segundo mês, mas espero que continue e que o pessoal possa vir nos prestigiar também, porque a gente precisa do apoio da comunidade”.
Já a artesã Edna Aparecida Ferreira Pereira, considera a feira necessária para divulgar o trabalho e garantir um complemento de renda. “Eu trabalho com costura criativa, faço várias coisas como porta-sacolinha, panos de prato, aventais e protetores de alimentos. É muito importante porque eu posso apresentar o meu trabalho. E me incentiva muito, ajuda muito em casa”.
Leia outras notícias no Portal RSN.