quinta-feira, 17 de abr. de 2025
Cotidiano Educação Em Alta Paraná

Educação abre 2 mil vagas para professores dobrarem jornada de trabalho

Os professores podem se inscrever de 7 a 16 de abril, pelo site da Secretaria da Educação. O resultado sai até o fim de maio

Escolas estaduais (Foto: Lucas Fermin/SEED-PR)

O Governo do Paraná publicou esta semana, o edital que autoriza a ampliação da jornada semanal de dois mil professores da rede estadual de ensino de 20 para 40 horas, no processo conhecido como Dobra de Padrão. A medida é vista como um passo importante na valorização da carreira docente e na melhoria da qualidade do ensino público.

Esse é o primeiro edital do tipo desde 2009 e atende a uma antiga demanda da categoria, oferecendo mais estabilidade profissional e financeira. As inscrições vão de 7 a 16 de abril, pelo site da Secretaria da Educação. O resultado sai até o fim de maio, com vigência no segundo semestre. As vagas abrangem todas as disciplinas da base curricular e a seleção ocorrerá por critérios como idade, nível e suprimento de carga horária.

A ação integra um conjunto de iniciativas de valorização do magistério. Desde 2023, houve a convocação de mais de 4,5 mil profissionais. Além disso, o Estado repassou R$ 150 milhões para infraestrutura escolar e conduz o maior programa estadual de intercâmbios do país, com 1,2 mil estudantes em 2025.

Leia outras notícias no Portal RSN.

Gilson Boschiero

Jornalista

Possui graduação em Jornalismo, pela Universidade Metodista de Piracicaba (1996). Mestre em Geografia pela Unicentro/PR. Tem experiência de 28 anos na área de Comunicação, com ênfase em telejornalismo e edição. Foi repórter, editor e apresentador de telejornais da TV Cultura, CNT, TV Gazeta/SP, SBT/SP, BandNews, Rede Amazônica, TV Diário, TV Vanguarda e RPC. De 2015 a 2018 foi professor colaborador do Departamento de Comunicação Social da Unicentro - Universidade do Centro-Oeste do Paraná. Em fevereiro de 2019, passou a ser o editor chefe do Portal RSN.

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.