22/08/2023


Cotidiano Educação Em Alta

Educação abre prazo de rematrículas para alunos da rede estadual

O processo é on-line. A novidade deste ano é que os alunos das redes municipais podem se matrícular usando o mesmo sistema

Prazo de rematrículas (Foto: Lucas Fermin/SEED)

A Secretaria da Educação do Paraná (Seed) abriu esta semana o prazo para rematrícula dos alunos que já estudam na rede estadual. O processo é totalmente on-line. A novidade deste ano é que os alunos das redes municipais também podem fazer matrículas pela internet usando o mesmo sistema, já que a pasta abriu o acesso também para os municípios. Até o momento 78 municípios aderiram ao uso do sistema – 19,5% do total de 399 cidades paranaenses.

Na rede estadual, o prazo para rematrículas segue aberto até o dia 12. Os interessados podem fazer o processo pela Área do Aluno. A expectativa da Secretaria é de que cerca 1 milhão de estudantes confirmem as matrículas em uma das 2.091 escolas do Estado. Na rede municipal, quando os pais ou responsável acessam o site e informam a escola e a série da criança, automaticamente o site direciona para o município de residência.

NOVIDADES NA REDE ESTADUAL

Uma das principais novidades para 2025 é a possibilidade de o aluno que conclui o ensino fundamental em 2024 optar entre ensino regular e ensino médio concomitante com formação técnica. A rede estadual tem cerca de 300 cursos disponíveis nas escolas técnicas estaduais. Além disso, os pais poderão consultar o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) das escolas, facilitando uma escolha mais consciente.

De acordo com a Fernanda Evangelista, chefe do Departamento de Governança de Dados da Seed/PR, os alunos que já estudam na rede têm vaga garantida e podem indicar até três escolas de preferência ao solicitar a rematrícula. “Os responsáveis receberão um e-mail informando se garantiram a vaga na escola indicada, proporcionando maior segurança no processo de matrícula”.

PERÍODO DE MATRÍCULA INICIAL

Após o término do período de rematrículas, o sistema estará aberto para novas matrículas, a partir do dia 13 de novembro, e se estenderá até 29 de novembro. Estima-se que esse processo atenda alunos que vão ingressar no 6º ano do Ensino Fundamental e na 1ª série do Ensino Médio, além daqueles que estão mudando de escola ou vindo de outros estados ou da rede particular.

Para efetivação da matrícula, serão necessários documentos como RG, CPF, comprovante de residência e histórico escolar. Para os alunos em rematrícula, a documentação obrigatória deverá ser apresentada a partir de 2 de janeiro de 2025. Mas atenção, o período letivo de 2025 está previsto para começar em 5 de fevereiro.

A Seed/PR orienta que, em caso de dificuldades, como a falta de acesso à internet, o procedimento pode ser feito na escola estadual mais próxima. Para mais informações, os pais e responsáveis podem entrar em contato com o Núcleo Regional de Educação por meio dos canais de atendimento disponíveis. Confira como fazer a rematrícula e matrícula on-line, clicando aqui.

Leia outras notícias no Portal RSN.

Vallery Nascimento

Jornalista

Jornalista formada desde 2022 pelo Centro Universitário Internacional - Uninter. Além do amor pela comunicação, ela também é graduada em Letras com habilitação em inglês. Apresenta o Giro RSN de segunda a sexta, às 18h nas redes sociais do Portal RSN.

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.

Pular para o conteúdo