Para celebrar o Dia da Árvore neste sábado (21), a Secretaria de Estado da Educação lançou o Projeto Agrofloresta Paraná em Irati. O lançamento da ação ocorreu nessa sexta (20), no Centro Estadual Florestal de Educação Profissional Costa e Silva. A iniciativa prevê o plantio de 40 mil mudas de espécies nativas. Haverá a distribuição inicial de 20 mil mudas entre 15 Centros Estaduais de Educação Profissional (CEEP’s). De acordo com o Estado, estima-se que cerca de 3,5 mil a 4 mil estudantes serão diretamente impactados, participando de atividades práticas de plantio, manejo e monitoramento das mudas.
OBJETIVO DO PROJETO
O Projeto Agrofloresta Paraná tem como objetivo principal fomentar a cultura de sustentabilidade nas escolas e comunidades do Estado. O projeto busca sensibilizar alunos, professores, funcionários e pais sobre a importância da preservação do meio ambiente. Eles participam de ações que ajudam a reduzir os impactos ambientais negativos.
O evento contou com a presença de autoridades locais que participaram do plantio das primeiras mudas de árvores, um ato simbólico de compromisso com o meio ambiente.
Conforme o coordenador dos Colégios Agrícolas e Florestais na Seed, Renato Hey Gondin, o Projeto Agrofloresta Paraná representa um importante avanço no esforço do Governo do Estado. A ação promove práticas sustentáveis e engajar a comunidade escolar em iniciativas de reflorestamento.
A maior parte dos nossos alunos vem de áreas rurais e quando eles se deparam com o colégio promovendo a recomposição de áreas degradadas, esse cuidado com a sustentabilidade, automaticamente eles se apropriam desse conhecimento e dessa consciência e acabam levando esse conceito para as propriedades rurais.
Leia outras notícias no Portal RSN.