22/08/2023
Educação Guarapuava

Educadores de Cmeis participam de capacitação em Guarapuava

Tema da palestra que reuniu profissionais da área foi o desenvolvimento infantil

formacao cmeis (8)

(Foto: Secom)

Educadores dos 26 Centros Municipais de Educação Infantil (CMEIs) de Guarapuava participaram nesta quinta feira (23) de uma capacitação sobre desenvolvimento infantil. A palestra foi ministrada pelo mestre em neurociências e doutor em neurologia, Rafael Bruno Neto, que explicou as etapas do desenvolvimento da criança de 0 a 3 anos nos aspectos perceptivo, motor, intelectual, afetivo e social.

“Uma das melhores maneiras de aprendizagem para crianças dessa idade é trabalhar com a imitação. A criança vê, sente, ouve algo e tenta reproduzir. Eles buscam conhecer o mundo externo, por isso saber o que e como trabalhar com essa fase é tão fundamental, pois ela está relacionada diretamente com as primeiras formações de opinião das pessoas”, explicou o professor.

(Foto: Secom)

De acordo com a Secretaria de Comunicação (Secom), o palestrante destacou, ainda, a importância dos professores estarem atentos a sinais de alerta como a falta de reação a sons, isolamento, protuberâncias na cabeça e região da moleira e outras características que estão diretamente relacionadas com o desenvolvimento.

Para a secretária de Educação e Cultura, Doraci Sanger Luy, com a formação, os educadores aprimoram o conhecimento e podem melhorar práticas, posturas e atividades para que as crianças se desenvolvam com excelência.

“Formações e capacitações são fundamentais para a valorização dos profissionais da educação e de melhoria contínua do ensino. Entender como é o processo biológico na formação da criança vai ajudar muito os educadores em suas atividades”, destacou.

Cristina Esteche

Jornalista

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.