domingo, 6 de abr. de 2025
Cotidiano Educação Em Alta Guarapuava

EJA inicia aulas em novo local em Guarapuava

Com aulas já iniciadas, a Educação de Jovens e Adultos (EJA) segue com matrículas abertas durante todo o ano

EJA inicia aulas em novo local em Guarapuava

A iniciativa atende jovens e adultos que, por diferentes razões, não concluíram os estudos na idade escolar adequada (Foto: Reprodução/Freepik)

A Educação de Jovens e Adultos (EJA) começou o ano letivo de 2025 com mudanças em Guarapuava. As aulas, que tiveram início no dia 5 de fevereiro, agora ocorrem na Escola Municipal Antônio Lustosa de Oliveira. A mudança pretende oferecer mais acessibilidade e conforto aos alunos que buscam concluir o Ensino Fundamental I (1º ao 5º ano). Além disso, a descentralização também permite que estudantes da localidade de Entre Rios tenham acesso às aulas na Escola Municipal Princesa Isabel.

A iniciativa atende jovens e adultos que, por diferentes razões, não concluíram os estudos na idade escolar adequada. Com aulas gratuitas no período noturno, das 18h30 às 21h45, o programa é uma alternativa para quem deseja melhorar a qualificação profissional e ampliar as oportunidades no mercado de trabalho.

As matrículas seguem abertas ao longo de todo o ano e podem ser feitas na secretaria da Escola Municipal Professora Carmen Teixeira Cordeiro, no bairro Batel. A unidade é responsável pela documentação e coordenação pedagógica da EJA no município.

ENSINO FUNDAMENTAL II E ENSINO MÉDIO

Para aqueles que precisam concluir o Ensino Fundamental II (6º ao 9º ano) ou o Ensino Médio, o Centro Estadual de Educação Básica para Jovens e Adultos (CEEBJA) também está com matrículas abertas. As aulas ocorrem na Rua General Rondon, nº 1600, com atendimento de segunda a sexta-feira, nos períodos da tarde e da noite.

Os interessados devem atender aos critérios de idade: no mínimo 15 anos completos para o Ensino Fundamental II e 18 anos para o Ensino Médio. A documentação necessária inclui certidão de nascimento ou casamento, RG, CPF, histórico escolar, comprovante de residência. Para menores de 18 anos, é necessário declaração de vacinação e CPF do responsável legal.

A conclusão dos estudos pode representar novas possibilidades no mercado de trabalho, além de abrir portas para cursos técnicos e universitários. Desse modo, quem deseja se matricular pode procurar diretamente a secretaria da Escola Carmen Teixeira Cordeiro para o EJA Ensino Fundamental I ou comparecer ao CEEBJA dentro do horário de atendimento.

Leia outras notícias no Portal RSN.

Thiago de Oliveira

Jornalista

Jornalista formado pela Universidade Estadual do Centro-Oeste. @tdolvr

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.