22/08/2023



Cotidiano Guarapuava

Eleição levou quase 4 mil eleitores às urnas em Guarapuava

Eleição em Guarapuava, porém, foi marcada por reclamações de eleitores que não conseguiram votar por conflito entre urnas e documentos

Urna eletrônica (Foto: TSE)

Urna eletrônica (Foto: reprodução/TRE)

Um total de 3.920 guarapuavanos foram às urnas para a escolha dos novos conselheiros tutelares. A eleição foi nesse domingo (6), também em todos os municípios paranaenses. Entretanto, muitos votantes reclamaram em redes sociais que não puderam votar porque houve desencontro entre o número do título de eleitor e o registrado nas urnas.

Por conta disso, o PSOL protocolou nesta segunda (7) junto à comissão organizadora da eleição, uma denúncia sobre esse problema. “Diante de tal inconformidade o PSOL não pode se calar e quanto mais pessoas fizerem o mesmo, obteremos resposta frente à nossa denúncia”, disse o presidente Wellington Sebrenski.

De acordo com Maria Cristina Vitorino Alves, chefe de cartório, o órgão não possui nenhuma responsabilidade sobre essa eleição. “Apenas cedemos as listas dos eleitores em PDF e Excel das 43ª e 44ª zonas eleitorais. Mas o Marcio disse que iria unificar as duas listas. Pode ter desconfigurado alguma coisa”. O Portal RSN procurou o Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente, responsável pela eleição. Porém, ninguém atendeu a ligação.

Entretanto, conforme o resultado das eleições quem obteve o maior número de votos foi Raquel Kaminski Teixeira com 495. Em seguida, Viviane Maria Padilha com 329. Assim, a terceira colocada foi Sarazinski Pereira com 322, seguida por João Helio Baltazar da Luz com 295 votos. Porém, em quinto lugar ficou Beatriz Neves com 259. Eles assumirão um dos conselhos na cidade.

SEGUNDO CONSELHO

De acordo com o resultado da votação, os outros cinco titulares para o segundo conselho serão: Silmara Cristina Padilha (204), Ana Claudia Campos (180), Ederson de Jesus Santos (166), Rosane Nowak (157 votos) e Rosangela Maria Ribas de Lima (156).

Assim, em Guarapuava, cada conselheiro recebe o equivalente a quatro salários mínimos por mês. Agora, os nomes serão divulgados no Diário Oficial do Município ainda nesta segunda (7). Conforme a Secretaria de Comunicação da prefeitura de Gurapuava, o mandato é de quatro anos, entre 2020 e 2024.

CANDÓI

Das 13 candidatas as cinco mais votadas ocuparão as vagas de membros titulares e as outras cinco serão suplentes.

1° lugar: Josimari Turok S. Stangherlin – 159 votos
2° lugar: Neusa Viana da Rosa – 150 votos
3° lugar: Indiamara Aparecida Bueno – 124 votos
4° lugar: Janete Fátima Pedroso da Luz – 112 votos
5° lugar: Claudia Aparecida da Silva – 111 votos

SUPLENTES

6° lugar: India Nara Borges da Silva – 99 votos
7° lugar: Regiane A. dos Santos Ribeiro – 90 votos
8° lugar: Daiane Zaira Loregian – 89 votos
9° lugar: Tereza Maria de Souza – 88 votos
10° lugar: Lucia Nahirnei – 55 votos

OUTROS

11° lugar: Michele Freitas dos Santos – 47 votos
12° lugar: Leocimara dos Santos – 31 votos
13° lugar: Marli Teles de Ramos – 24 votos

 INÁCIO MARTINS

Confira os eleitos AQUI.

Leia outras notícias no Portal RSN.

Cristina Esteche

Jornalista

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.

Pular para o conteúdo