22/08/2023



Educação Política Região

Eleição para a Legislatura 2019 movimenta escolas em Irati

Eleitos serão diplomados e empossados no dia 10 de julho

Padre Wenceslau

(Foto: Ascom/Câmara de Irati)

O dia 12 de junho foi marcante para as Escolas Municipais participantes do Programa Câmara Mirim – Legislatura 2019.  Mais de 60 candidatos concorreram ao pleito eleitoral. A eleição dos 10 novos membros da Câmara Mirim e 10 suplentes teve urna eletrônica e ocorreu em 10 escolas do município.

O Presidente Nei Cabral acompanhado dos vereadores José Bodnar e Helio de Mello, da diretora da Câmara, Ana Paula Kengerski, da coordenadora da Secretaria de Educação, Dione Cristina e da Secretária de Educação, Rita Almeida, estiveram nos locais de votação. Diferente do atual cenário político municipal, as mulheres foram destaque: 70% das vagas da Câmara Mirim serão ocupadas por mulheres.

(Foto: Ascom/Câmara de Irati)

Satisfeito com a boa aceitação do Programa pelas escolas, o Presidente Nei Cabral agradeceu professoras e diretoras pelo carinho com que vêm conduzindo as etapas do projeto, e a importante parceria do Fórum Eleitoral de Irati, que confeccionou os títulos de eleitores dos estudantes, proporcionando a todos uma verdadeira aula de democracia.

Acredito que este ano com a inovação das urnas eletrônicas, atingimos o nosso objetivo de despertar nas crianças a importância do voto e a necessidade de serem bons eleitores e, sobretudo, bons candidatos capazes de transformar a realidade nas suas casas, bairros, escolas, cidade, estado e país.

(Foto: Ascom/Câmara de Irati)

A Secretária de Educação, Rita Almeida, destacou a crise política do país e a ausência de representação feminina. “Através deste programa educativo mostramos às crianças a política do bem e que, através dela, podemos construir uma sociedade melhor”. O Programa vem trazendo bons resultados. Um exemplo é a construção da nova Escola Municipal Antonina Fillus Panka, que partiu de um requerimento de um Vereador Mirim da escola ao executivo municipal.

(Foto: Ascom/Câmara de Irati)

A sessão de posse dos eleitos será no dia 10 de julho às 9h, com a diplomação e juramento dos eleitos, além da eleição da Mesa Diretora. Assim como ocorre nas Sessões Ordinárias da Câmara, os cidadãos também poderão acompanhar os trabalhos da Câmara Mirim, pelo site da câmara, no link ‘Sessões Gravadas’.

Eleitos para a Legislatura 2019

Escola Municipal Padre Wenceslau
Vereadora: Fernanda Gabrielly Sydoski
Suplente: Isabela Padilha

Escola Municipal Antonina Fillus Panka
Vereadora: Ana Clara Prestes
Suplente: Elias Gabriel Batista Neto

Escola Municipal Matilde Araújo do Nascimento
Vereadora: Loriany Maria Schuerts de Lima
Suplente: Saymon Cansian Serbai

Escola Municipal Vereador João Maria Pedroso
Vereadora: Maria Nicoly Oliveira Rosa
Suplente: Giovanna Fedalto

Escola Municipal Rosalina Cordeiro de Araújo
Vereadora: Luana Ribeiro
Suplente: Nayane Cordeiro de Ramos

Escola Municipal Tancredo Martins
Vereador: Cleison Gabriel Ribeiro
Suplente: Isadora Letícia de Oliveira de Siqueira

Escola Municipal Mercedes Braga
Vereador: Michel Anssolim
Suplente: João Victor de Andrade dos Santos Pepe

Escola Municipal João Paulo II
Vereadora: Loyane Rodrigues Anunciação
Suplente: José Augusto Gonçalves

Escola Municipal José Siqueira Rosas
Vereadora: Luana Floriano Jankowski
Suplente: João Emanuel Delgado

Escola Municipal Olaria Filipaki
Vereador: Alessandro Henrique Duda
Suplente: Raphael Henrique Evangelista

Gilson Boschiero

Jornalista

Possui graduação em Jornalismo, pela Universidade Metodista de Piracicaba (1996). Mestre em Geografia pela Unicentro/PR. Tem experiência de 28 anos na área de Comunicação, com ênfase em telejornalismo e edição. Foi repórter, editor e apresentador de telejornais da TV Cultura, CNT, TV Gazeta/SP, SBT/SP, BandNews, Rede Amazônica, TV Diário, TV Vanguarda e RPC. De 2015 a 2018 foi professor colaborador do Departamento de Comunicação Social da Unicentro - Universidade do Centro-Oeste do Paraná. Em fevereiro de 2019, passou a ser o editor chefe do Portal RSN.

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.

Pular para o conteúdo