Uma infestação de mosca varejeira no Parque de Eventos no município de Candói provocou o cancelamento do maior evento da região, a Festa Nacional do Charque. O evento típico estava agendado para acontecer de 4 a 7 de novembro. O anúncio foi feito pelo prefeito Elias Farah Neto (PSDB) pela Rádio Caminho FM, de propriedade de sua família, ainda no último sábado.
A falta de planejamento na construção do Parque que foi construído em módulos durante as gestões do próprio Elias Faran Neto, tendo sequência com Waltzer Donini e depois com Maurício Mendes de Araújo, acabou misturando estruturas de forma inadequada. A cozinha, por exemplo, fica próxima às mangueiras onde animais são expostos. O restaurante é montado no mesmo espaço onde acontecem os shows artísticos. "Eu não sabia que um show nacional exige que os equipamentos de som e de iluminação sejam montados com muita horas de antecedência, prejudicando o atendimento do restaurante", confessou o assessor de gabinete Laudair Biff à RSN, exemplificando outro problema da Festa.
Mas foi o temor pela contaminação de alimentos, especialmente a carne, que levou o prefeito a tomar uma decisão drástica. "Estamos na 13° edição da festa e o prefeito teve um ato responsável, já que havia sido notificado pela Vigilância Sanitária", disse Biff. "Mas no ano que vem a festa acontece em dose dupla", anunciou.
Apesar do cancelamento da parte gastronômica da Festa do Charque os visitantes ainda poderão apreciar a programação artística. "Não vai ter a exposição de animais, a parte dos pratos típicos, nem o Pavilhão da Indústria e Comércio, mas mantivemos os shows, o rodeio e a tropeada", afirmou o assessor de gabinete.
No dia 6 de novembro, às 22 horas, haverá show com a dupla Mato Grosso&Matias, numa parceria entre a Prefeitura, o CTG, o Piquete Cacique Candói, a Rádio Caminho. Em seguida haverá baile.No dia 7, às 18 horas, será a etapa final do Festival Canta Candói no Centro de Eventos, seguido por show com Leo e Giba. A entrada é de graça. Nos dias 6 e 7 acontecerá o Rodeio Crioulo na Pista do CTG. Uma das atrações é a Tropeada que neste ano conduzirá um rebanho de bovinos, resgatando a tradição tropeira.
NOVA ESTRUTURA
Na manhã desta quarta-feira (20) o prefeito Elias Farah Neto reuniu-se com engenheiros e arquitetos da Prefeitura pra discutir o projeto do novo Parque de Eventos. "Tudo vai ter uma estrutura separada como deve ser para que não haja mais problemas", disse Biff.