Guarapuava, muito em breve, vai oferecer aos usuários dos estacionamentos regulamentados acesso ao Estar Digital. A plataforma já se encontra em fase final de implantação. De acordo com o secretário municipal de Trânsito, Airson Horst, a empresa da startup já está licitada. Além disso, os equipamentos estão comprados e os agentes treinados.
“Só falta concluir a licitação para a empresa que vai administrar os cartões de créditos”. Porém, ainda não há data para que entre em vigor. Conforme Airson afirmou ao Portal RSN, a ideia é que gradativamente o sistema atual com cartões de papel migre para o tecnológico.
Caminhando para ser uma ‘cidade inteligente’, Guarapuava será a quarta cidade do Paraná a ser atendida pela plataforma pontagrossense, com vagas de estacionamento rotativo através de ferramentas digitais. Assim, a tecnologia já atende Ponta Grossa, Araucária e Campo Largo.
De acordo com o sócio-fundador e CEO da ‘startup’, Antonio Carlos de Sá, a ferramenta possui tecnologia própria e foi desenvolvida para auxiliar gestores públicos a democratizar o uso das vias públicas de forma ordenada.
A tecnologia está cada vez mais presente em nosso dia a dia e nada mais normal que ela passe a auxiliar às cidades a oferecerem aos seus cidadãos mais comodidade e efetividade nos serviços prestados. Na medida em que torna nossas atividades mais práticas e ágeis, a inovação promove também uma qualidade de vida muito maior a todos nós.
ESTAR DIGITAL
O acesso é via aplicativo Estar Digital, que está disponível nas lojas Google Play e Apple Store, e faz de modo intuitivo a ativação da vaga mediante pagamento. De acordo com Airson Horst, para isso, basta o usuário baixar o aplicativo no seu celular.
O sistema aponta através de sua localização se a vaga é de uma ou duas horas e dá diversas opções para compra de créditos, seja via cartão de crédito ou débito. A ativação é automática. Ou seja, um motorista, que está em uma fila de banco, por exemplo, não precisa sair correndo para trocar o cartão. Assim, poderá comprar créditos de modo ‘online’ e renovar o uso da mesma vaga.
Conforme Carlos Carlos de Sá, as recargas e ativação da vaga, caso o usuário não tenha acesso ao aplicativo, também podem ser na rede de comércio local, em pontos de serviço que sejam parceiros da rede Pague Fácil, integrada ao Estar Digital. “Nestes estabelecimentos também é possível regularizar notificações e multas caso ocorram”.
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