Em cinco dias Laranjeiras do Sul confirma 10 casos de covid-19

O aumento no número de casos positivos é atribuído a ampliação nas testagens. A cidade soma 12 casos confirmados, 10 seguem em isolamento

Aumento de testes em pacientes não hospitalizados contribuiu para o aumento de casos na cidade (Foto: Agência Brasil)

O primeiro caso confirmado de Covid-19 em Laranjeiras do Sul, foi no dia 15 de maio. O primeiro paciente, um jovem de 19 anos, que teria contraído a doença no Rio de Janeiro, onde estuda, já se recuperou. Após a ampliação na aplicação de testes da doença, a cidade já contabiliza 12 contaminados com a doença. O mais recente, foi confirmado nessa quarta (3).

Seis dias depois da confirmação da doença no rapaz de 19 anos, o pai dele também testou positivo para a covid-19. Os outros 10 casos foram confirmados entre os dias 30 de maio e 3 de junho. Somente na terça (2), quatro casos foram confirmados. De acordo com o Secretário de Saúde de Laranjeiras do Sul, Valdecir Valick, o aumento significativo no número de casos já era esperado.

“O Estado ampliou a capacidade de testagem, para que pudéssemos testar pacientes com quadro de síndrome respiratória ou de qualquer outro sintoma suspeito. Antes, o teste era coletado apenas em pacientes que estavam em ambiente hospitalar. Então com o aumento das testagens, os casos positivos aumentaram”.

PACIENTES

Ainda de acordo com a Secretaria, dos 12 pacientes confirmados com a doença na cidade, dois já se recuperaram. Os outros 10 cumprem isolamento em casa e estão sendo acompanhados pelas autoridades de saúde do município. Além disso, Valick destacou que nenhum dos pacientes precisou ficar internado.

A assessoria de comunicação da prefeitura informou que o paciente que testa positivo assina um termo se comprometendo em permanecer isolado em casa até que a alta seja concedida pela equipe da Secretaria de Saúde. A medida tem como objetivo evitar que casos suspeitos, que possam se tornar positivo, transmitam a doença por onde estiverem.

Reunião nesta semana debateu as ações de fiscalização na cidade (Foto: Ascom/Prefeitura de Laranjeiras do Sul)

MEDIDAS

Uma reunião com as forças de segurança da cidade no início da semana debateu a ampliação de ações de enfrentamento a proliferação da doença. Na ocasião, o coordenador do Comitê de Enfrentamento à covid-19, Valdemir Scarpari, destacou a importância de não relaxar o isolamento.

“Não podemos relaxar no cumprimento dos decretos municipais e do governo do estado. As pessoas precisam entender que ainda estamos na luta contra o coronavírus”.

As forças de segurança devem auxiliar nas fiscalizações de cumprimento de distanciamento. Além disso, as Polícias Civil e Militar também vão auxiliar os profissionais da Secretaria de Saúde, nas denúncias de pessoas que estarão em quarentena ou isolamento domiciliar.

Por fim, de acordo com a legislação vigente, casos confirmados que não cumprirem a determinação serão autuados por se tratar de saúde pública.

Leia outras notícias no Portal RSN.

Relacionadas

TRÂNSITO

Rua XV de Novembro é revitalizada com nova sinalização em Guarapuava

PERIGO IMINENTE

Morte de Lucas em acidente na PR-170 reforça urgência na obra de trevo

PANDEMIA DA COVID-19

Surg orienta sobre descarte de lixo contaminado por covid-19

Comentários