O prefeito reeleito de Campina do Simão, André Junior assume a presidência do Consórcio 5ª Regional de Saúde. Ele terá como vice-presidente, o prefeito reeleito de Foz do Jordão, Francisco Clei. O pleito reuniu a totalidade dos 20 municípios que compõem o CIS, na manhã desta sexta (20).
De acordo com a assembleia, duas chapas concorreram. Uma delas liderada pelo prefeito de Turvo, Marcos Seguro (PSD). A outra, por André (PSD). Durante a contagem dos votos, a disputa acirrada seguiu até os dois votos finais. Após o empate até então, o placar apontou votos finais para o prefeito de Campina Simão. Entretanto, por trás dessa eleição houve a intervenção dos deputados estaduais Artagão Junior, apoiando André e Clei.
De outro, o atual presidente da Assembleia Legislativa, Ademar Traiano, e o presidente eleito, Alexandre Curi apoiaram Seguro. De acordo com o presidente eleito, André Junior, o CIS deve ser gerido pelos prefeitos e não por deputados. “Os deputados são muito importantes na busca de recursos, mas quem conhece a realidade dos municípios são os prefeitos”.
Em entrevista ao Portal RSN, o novo presidente conclamou os prefeitos para maior participação. Ele sugeriu que as reuniões sejam feitas com maior espaço de tempo para que os prefeitos possam participar. “A nossa Região [Centro-Sul) possui um dos menores índices de desenvolvimento humano (IDH) do Estado. Por isso, precisamos participar ativamente das decisões do Consórcio”.
O CIS 5ª agrega programas como o Ambulatório Médico de Especialidades (AME), Quali (Qualificação dos consórcios intermunicipais de Saúde), Samu Regional e o Centro de Especialidades Odontológicas (CEO).
Leia outras notícias no Portal RSN.