22/08/2023
Em Alta Guarapuava Política

Em eleição acirrada, Fátima Rosso vence em Guarapuava

Apoiada pelo deputado Zeca Dirceu e pela vereadora Cris Wainer, Fátima venceu Henrique Lobachinski, que tinha o suporte de Arilson Chioratto

Fátima Rosso (Foto: divulgação)

O Partido dos Trabalhadores (PT) de Guarapuava viveu um domingo (27) de definições históricas. Em uma votação acirrada, a presidente interina Fátima Rosso foi eleita com 125 votos, derrotando o jovem Henrique Lobachinski, que obteve 118. O resultado, além da margem apertada de sete votos, representa a primeira vez que a corrente interna Democracia Socialista (DS) perde o comando do partido no município.

Neste segundo turno, ela teve o apoio de Marquinhos que concorreu no primeiro turno. Já, Laís apoiou Henrique, de acordo com a eleição. Fátima disse ao Portal RSN, que assume a presidência do PT Guarapuava com o compromisso de reconstruir os laços com a base. O retorno de antigos filiados e o fortalecimento dos que nunca saíram também é meta de Fátima.

Equipe vitoriosa (Foto: divulgação)

Conforme a eleita, a construção de novos projetos de desenvolvimento social também consta na lista de prioridades. “Seguiremos firmes na luta contra o fascismo, ao lado do povo, com os olhos voltados para a reeleição do presidente Lula e para a construção de um Brasil mais justo”.

Esta não é a segunda eleição interna consecutiva que o Diretório Municipal vai para as mãos de uma mulher. Neusa Stocos venceu a última eleição, mas se licenciou e foi substituída interinamente por Fátima Rosso, que agora venceu a disputa.

ZECA x ARILSON

De acordo com o resultados nas urnas, a disputa interna espelhou claramente as alianças estaduais e locais. Fátima Rosso contou com o apoio declarado do deputado federal Zeca Dirceu, enquanto Henrique Lobachinski era o candidato apoiado por Arilson Chioratto e pela ministra Gleisi Hoffmann.

A força das alianças ficou evidente na correspondência exata dos votos. Na disputa paralela pelo Diretório Estadual, Zeca Dirceu obteve 145 votos. Já Arilson Chioratto alcançou 95 votos.

Apesar da vitória de Zeca Dirceu na cidade, a contagem geral no Paraná ainda está em andamento. Ambos os candidatos ao diretório estadual, Dirceu e Chioratto, pertencem à mesma corrente majoritária, a “Construindo um Novo Brasil” (CNB), o que expõe uma acentuada divisão no grupo. Segundo informações da assessoria do deputado Zeca Dirceu, o resultado final da disputa estadual permanece indefinido.

Leia outras notícias no Portal RSN.

Cristina Esteche

Jornalista

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.

RSN
Visão geral da Política de Privacidade

Este site usa cookies para que possamos oferecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.