22/08/2023



Guarapuava Saúde

Em Guarapuava, apenas 54% das crianças com menos de cinco anos foram vacinadas

Das mais de 11 mil crianças previstas para serem imunizadas contra a gripe na meta municipal, apenas 6.356 foram vacinadas

vacinacao_gripe- aen

A campanha nacional de vacinação contra a gripe chega nesta sexta feira (22) em seu último dia para imunização. Iniciada em abril, a meta municipal previa a vacinação de 11.731 crianças em Guarapuava mas, no último relatório emitido pela equipe da Campanha, apenas 6.356 receberam a dose da vacina. Os números mostram uma cobertura que chegou a apenas 54, 18% das crianças.

Em um detalhamento sobre o grupo, os números da imunização ficam ainda menores, se considerarmos as crianças de 2 a 5 anos, que registraram apenas 48,15% de vacinados. Entre o grupo de seis meses a 2 anos, a cobertura também foi baixa com 64,72%, número equivalente a 2.764 crianças imunizadas em Guarapuava. No Paraná, esse é justamente o público-alvo com menor cobertura na campanha. Em todo o Estado, mais de 200 mil crianças com menos de cinco anos ainda não tomaram a vacina.

Em Guarapuava, os grupos com melhor desempenho na campanha foram os idosos e as mães em período pós-parto, com 87% do público-meta vacinado. Os números atuais apresentam uma cobertura municipal de 36.475 vacinados, quase 10 mil a menos do que a meta local, que estipulou 46.371 vacinações durante a campanha de 2018.

Ao longo de toda a sexta, as Unidades Básicas de Saúde (UBS) de Guarapuava ainda estarão oferecendo a imunização. Podem tomar a vacina gratuitamente crianças entre 6 meses e 4 anos, gestantes, mães em período pós-parto, servidores da saúde, indígenas, cidadãos privados de liberdade, funcionários do Sistema Prisional e professores da rede pública e privada. A partir do dia 25 de junho, as doses disponíveis serão oferecidas à população em geral.

Para se vacinar contra a gripe, é preciso ter em mãos o documento pessoal, carteira de vacinação e cartão do SUS. Para fazer o cartão, é necessário documento pessoal e comprovante de residência. O atendimento para a vacinação é das 8 às 12h e 13 às 17h, de segunda a sexta feira, nas UBSs de Guarapuava e dos distritos.

Cristina Esteche

Jornalista

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.

Pular para o conteúdo