22/08/2023
Cotidiano Guarapuava Saúde

Em Guarapuava, cargo de biomédico é integrado a estrutura de saúde municipal

Profissionais poderão atuar em laboratórios, UBS e unidades de pronto atendimento do terceiro planalto

ubs-xarquinho

Agora profissionais biomédicos passam a integrar a estrutura do quadro de saúde de Guarapuava, atuando em laboratórios de análises clínicas da administração municipal, nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) e nas unidades de pronto atendimento do terceiro planalto. De acordo com informações da Secretaria de Comunicação (Secom), a mudança ocorre após a criação do cargo por parte do executivo municipal, como destaca o prefeito Cesar Silvestri Filho.

“O trabalho do biomédico é importante para a estrutura da saúde pública, por isso solicitamos a mudança legislativa que nos permitiu incluir esse profissional que irá somar e fortalecer a gestão de serviços na área”.

Aprovado em sessão da Câmara de Vereadores nesta semana, o cargo poderá, a partir de então, ser incluído no próximo concurso da Prefeitura de Guarapuava, previsto para ocorrer ainda em 2018. De acordo com a representante do Conselho Regional de Biomedicina do Paraná (CRBM6), Janaína Naumann, para a categoria, a conquista é significativa.

“Guarapuava é a primeira cidade a criar o cargo na estrutura funcional abrangendo todas as 36 áreas de atuação da Biomedicina. A Prefeitura de Cascavel também criou o cargo, porém o profissional pode atuar apenas na análise clínicas”, destacou.

Para o secretário de Saúde, Celso Góes, a criação do cargo no terceiro planalto resultará em melhoria mútua: para a categoria e para toda a população.

“O Executivo Municipal abriu mais possibilidades de campo de trabalho para os biomédicos e será muito valiosa a participação desses profissionais em nossa estrutura”, declarou.

Cristina Esteche

Jornalista

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.