segunda-feira, 31 de mar. de 2025
Cotidiano Guarapuava Região

Em Guarapuava, Ministério Público debate políticas antirracistas

Guarapuava foi sede do debate que reuniu prefeitos, secretários e vereadores de 28 municípios da Região, no campus da UTFPR

Participantes do projeto antirracista (Foto: Luan Chagas/UTFPR)

Em Guarapuava as políticas antirracistas foram o foco do encontro do projeto “Municípios Antirracistas – Selo Diversidade e Paraná Plural”. Promovido pelo Ministério Público do Paraná (MPPR) nesta quinta (27), o debate ocorreu no auditório da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR). Participaram prefeitos, secretários e vereadores de 28 municípios da Região, além da população em geral.

Durante o encontro, o Núcleo de Promoção da Igualdade Étnico-Racial (Nupier) do MPPR discutiu com os gestores públicos a importância da implementação de políticas públicas antirracistas. O projeto, lançado em novembro de 2024, pretende incentivar a adoção de ações afirmativas nos municípios paranaenses. De acordo com o Núcleo, a iniciativa inclui a criação de Conselhos Municipais de Igualdade Racial e a inclusão do ensino da cultura afro-brasileira e indígena nas escolas. Guarapuava já possui o Conselho Municipal.

Conforme o MP, os municípios que aderirem ao projeto serão certificados com selos nos níveis ouro, prata e bronze, de acordo com as iniciativas implementadas.

Leia outras notícias no Portal RSN.

Cristina Esteche

Jornalista

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.