sexta-feira, 4 de abr. de 2025
Cotidiano Em Alta Guarapuava

Em Guarapuava, quem não limpar o terreno pode ser multado em R$ 800

Donos ainda devem arcar com custos adicionais se a Surg limpar o imóvel. Terrenos abandonados favorecem a proliferação do mosquito Aedes aegypti

Terrenos baldios (Foto: Secom/Prefeitura de Guarapuava)

Manter terrenos limpos é uma responsabilidade dos proprietários. Terrenos abandonados e com acúmulo de lixo oferecem risco à saúde pública. Isso porque favorecem a proliferação do mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, e de outros insetos. Conforme as informações, em Guarapuava, os proprietários de terrenos que não fizerem a limpeza podem ser multados em R$ 800.

A Ouvidoria Municipal informou que tem registrado um aumento das demandas relacionadas à falta de limpeza de terrenos particulares. No entanto, não divulgou qual foi o aumento nem quantos terrenos baldios existem no município. Além disso, os donos de terrenos devem arcar com os custos adicionais caso a Surg precise fazer o serviço.

Com a intensificação das chuvas de Verão, é preciso redobrar os cuidados com a prevenção da dengue. De acordo com as informações, de dezembro de 2024 até 13 de janeiro de 2025, houve notificações de 184 casos de dengue no município. No mesmo período, o grupo mais atingido tem sido o de adultos entre 21 e 60 anos, que concentram 322 casos no total no último ano epidemiológico.

Leia outras notícias no Portal RSN.

Julia Sansana

Jornalista

Jornalista formada em 2024 pela Universidade Estadual do Centro Oeste (Unicentro).

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.