22/08/2023
Cotidiano

Em Irati, pedestres terão de dividir tráfego com ciclistas em ciclovia

imagem-58478

A construção da ciclovia de Irati, que ligará o cruzamento da Rua Abílio Carvalho Bastos com a Avenida Noé Rebesco fará com que pedestres tenham de utilizar a ciclovia como calçada. Isso porque, na obra, não será criado nenhum caminho a parte da ciclofaixa, o que faz com que os pedestres dividam o passeio com os ciclistas que estiverem no local.

De acordo com o secretário de obras da cidade, Flávio André Synderski, em entrevista a  RedeSul de Notícias, a irregularidade na obra parte de um projeto da gestão passada do munícipio, que teria sido aprovado pela Caixa Econômica Federal.

Mesmo com o descumprimento do artigo 68 do Código Brasileiro de Trânsito, que diz ser “assegurada ao pedestre a utilização dos passeios ou passagens apropriadas das vias urbanas, podendo a autoridade competente permitir a utilização de parte da calçada para outros fins, desde que não seja prejudicial ao fluxo de pedestres”, Flávio informa que nada pode ser feito pela secretaria, por o projeto ser aprovado pela Caixa Econômica Federal e não poder sofrer alterações.

Está é a construção da segunda ciclofaixa que coloca em risco tanto a integridade do ciclista quanto do pedestre em Irati. Em 2012, a antiga administração do município inaugurou uma ciclovia que percorre toda a avenida do bairro São João, onde pedestres também dividem o caminho com bicicletas. 

Ciclofaixa na Avenida São João

Cristina Esteche

Jornalista

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.