Para coibir explosões e arrombamentos em caixas eletrônicos das agências bancárias, a Polícia Militar do Paraná desencadeou diversas operações preventivas. Em Irati esse trabalho está sendo realizado de forma ativa.
“Na área da 8ª Companhia Independente de Polícia Militar estamos realizando efetivos patrulhamentos nas área bancárias, diuturnamente”, afirma o Major Renato dos Santos Taborda, comandante da 8ª CIPM.
Diuturnamente estão sendo realizados serviços de acompanhamento das agências bancárias, com as viaturas operacionais, Rotam e Serviço Reservado. De acordo com Taborda, nestas operações, são abordadas pessoas suspeitas e veículos de fora são identificados. São realizadas consultas sobre dados cadastrais de pessoas, visando identificar possíveis mandados de prisão ou ainda antecedentes criminais. Os veículos são consultados por meio do sistema do Detran, afim de detectar possíveis irregularidades como furto ou roubo, ou adulteração de chassis ou documentos.
Em todos os 10 municípios da 8ª CIPM a determinação para este trabalho preventivo é a mesma. Segundo o comandante, o resultado vem por meio de relatórios diários das atividades dos policiais e possíveis alterações em suas áreas.