22/08/2023
Cotidiano

Em Irati, Sanepar suspende dupla cobrança de morador

Por: Caio Budel
De acordo com a assessoria de imprensa da Sanepar, a dupla cobrança na casa de José Osmair Freitas só era realizada porque não os foi comunicado que o galpão nos fundos da casa do homem passou a estar desocupado. “Como ele não havia solicitado, nenhuma equipe se dirigiu ao local para averiguar a situação”, explica a assessoria em nota a REDE SUL DE NOTÍCIAS.
Contudo, a Sanepar informa que a empresa está baseada em leis do governo estadual e que caso o homem volte a usar água no galpão a cobrança voltará a ser a feita. “Se verificado que a água está circulando dentro do galpão ou alguma outra residência do homem, mesmo que com um único hidrômetro a cobrança pode ser feita”.
Quanto a um possível ressarcimento, a assessoria comunica que Osmair foi chamado a Sanepar para apresentação de antigos documentos de cobrança e averiguação dos mesmos. Depois disso, será feito um acordo se o dinheiro será devolvido ou não.
ENTENDA O CASO
Há quatro anos, o pedreiro José Osmair Freitas, de Irati, passou a receber dupla cobrança de água pela Sanepar, mesmo com apenas um hidrômetro em sua casa. Ele cedeu um depósito nos fundos da sua residência para seu irmão, que passava por problemas de saúde, e a partir daí teve de pagar a taxa sobressalente. “Só tinha uma torneira na casa e mesmo assim eles me cobram a taxa duas vezes”, conta.
José, que está desempregado, explica que ao entrar em contato com a empresa foi alegado que quando a água é mandada para duas residências, mesmo com um único hidrômetro, eles podem cobrar a taxa duas vezes. “Meu irmão já saiu do galpão há dois anos e mesmo assim eu tenho que continuar pagando duas vezes”, explica.

Cristina Esteche

Jornalista

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.