Irati recebeu o vice-governador, Darci Piana, nessa quinta (26). Uma reunião foi promovida pela Associação dos Municípios do Paraná (AMP), em parceria com a Associação dos Municípios do Centro-Sul do Paraná (Amcespar). Com o intuito de expor as ações do governo, Piana ressaltou os recursos disponibilizados para o desenvolvimento dos municípios da Região.
Conforme o vice-governador, foram atraídos desde o início de 2019, aproximadamente R$ 50 bilhões. “Temos ainda grandes projetos de infraestrutura. Entre ele, as novas concessões rodoviárias, a Nova Ferroeste. Além disso, aeroportos regionais e nos portos. Tudo isso faz com que o Paraná tenha uma logística cada vez melhor e mais moderna. Dessa maneira, naturalmente atrai investimentos”. O encontro também tratou das demandas desses municípios, de propostas e possibilidades de parcerias.
ATRAÇÕES NO CENTRO-SUL
Uma das formas de impulsionar o desenvolvimento é a aplicação de verbas produtivas. A Invest Paraná é a agência pertencente ao Governo do Estado que prospecta novos negócios e oportunidades de investimentos. No encontro em Irati, o diretor-presidente da Invest, Eduardo Bekin, apresentou as ações que podem trazer impacto positivo aos municípios.
“O Paraná tem conseguido atrair verbas importantes mesmo em um cenário nacional e internacional muito complicado. Sendo assim, tem gerado emprego, renda e movimentado a economia. Precisamos passar para o Brasil e para o mundo a imagem do Paraná como sério, trabalhador, sustentável e com segurança jurídica. E esse é um trabalho que depende do esforço de cada município”.
DESAFIOS
O presidente da Amcespar, que também é prefeito de Inácio Martins, Júnior Benato, afirmou que em tempos normais a capacidade dos pequenos municípios já é limitada. Além disso, que a pandemia fez esse cenário se tornar ainda mais desafiador.
Conforme a retomada econômica vai se desenhando, se torna cada vez mais importante essa proximidade do Estado. Desse modo, também um esforço coletivo dos prefeitos na busca pelo desenvolvimento local e regional. Portanto, temos que aproveitar esse momento, que ainda é de dificuldade, mas que já nos apresenta um panorama de reaquecimento da economia. E, assim, fazer com que possamos gerar melhoria de vida à população.
A importância da proximidade das prefeituras com o governo estadual também foi destacada pelo prefeito de Irati, Jorge Derbli. “Apesar de Irati ser um município polo na Região, ainda sofremos as dificuldades naturais a municípios de pequeno e médio porte”. Sendo assim, reforça que o Governo do Estado ir até a Região permite apresentar a realidade e as demandas de forma direta.
*(Com informações da AEN)
Leia outras notícias no Portal RSN.