22/08/2023
Esportes

Em placar elástico, CAD empata em Umuarama

Na noite desta segunda feira (13) a equipe do Poker/Agrária/Dalba/Guarapuava Futsal desafiou o time do Oi/Oppnus/Penalty/Umuarama, no ginásio Amário Vieira da Costa (noroeste do estado), em jogo válido pela Liga Futsal 2013. Os guarapuavanos fizeram uma boa partida, mas a vitória escapou há 20 segundos do fim, e o placar final da partida, eletrizante e polêmica, foi de 5×5.

Primeiro tempo movimentado

O clássico paranaense começou eletrizante desde o primeiro minuto, com os donos da casa tentando fazer valer o mando de quadra e buscando mais o ataque: Boni teve boa chance para marcar. Na sequência foi a vez de Yuri, mas o goleiro Nenê fez duas boas defesas, evitando o gol.

Aos 3 minutos a pressão do Umuarama deu resultado: a bola ficou ‘pipocando’ na área guarapuavana e Renatinho acertou um belo chute, mandando a bola na gaveta de Nenê.

Apesar do revés, o time de Guarapuava não se intimidou e respondeu à altura. Aos 7 minutos Biro acertou uma pancada em uma sobra de bola, depois um bate-rebate.

Os guarapuavanos tiveram a chance de virar a partida em tiro livre direto. Vini foi para a cobrança, mas o goleiro Lucas fez grande defesa. Na sequência foi a vez de Pabrio mandar uma bola na trave. O jogo seguia empatado em 1×1.

Lance polêmico

Aos 15 minutos, Augusto dividiu com Pabrio que ficou caído no lance. Augusto levantou dominou a bola e marcou o segundo gol do Umuarama. Os guarapuavanos ficaram reclamando falta no lance que originou o tento.

Jogo segue eletrizante na segunda etapa

No começo da segunda etapa, o Guarapuava voltou determinado a mudar a história da partida. Vini e Léo Bonfim levavam perigo constante ao gol do goleiro Lucas, que ia se virando com boas defesas.

Mas aos 3 minutos a pressão guarapuavana se transformou em gol: Vini tocou para Léo Bonfim que marcou seu primeiro gol com a camisa do Guarapuava: 2×2. Léo ainda teve duas boas chances, logo depois de marcar, mas Lucas evitou a virada.

Justamente quando o Guarapuava parecia ‘mandar’ na partida, o Umuarama mostrou sua força: Douglas quase marcou depois de vacilo defensivo de Waltinho e, na sequência, Yuri apareceu bem no ataque, cortou Biro, e fez um belo gol aos 6 minutos: 3×2.

Dois pênaltis e um tiro livre

O Umuarama teve uma grande chance para ‘matar’ o jogo, quando a arbitragem marcou pênalti para a equipe da casa. Dudu entrou e, com personalidade, efetuou a defesa.

Na sequência foi a vez do Guarapuava ter um pênalti a seu favor. Biro foi para a cobrança, batendo rasteiro no canto, sem chances para o goleiro para empatar novamente a partida: 3×3.

Mas no lance seguinte do gol guarapuavano, a arbitragem anotou a sexta falta do Guarapuava: Silva foi para a bola. Dudu entrou mais uma vez, mas desta vez não conseguiu evitar que a rede balançasse: 4×3.

Virada com goleiro linha

Com o placar adverso, Guarapuava arriscou tudo com o goleiro linha. Na primeira jogada, por muito pouco o Umuarama não marcou, mandando uma bola na trave. Na segunda jogada com linha-gol, o Guarapuava chegou novamente ao empate, com Vini, acertando um chute de longa distância: 4×4.

A virada veio quando faltavam 4 minutos para o final. Biro escorou para dentro do gol um cruzamento que veio da esquerda, marcando seu terceiro gol na noite e virando o placar para 5×4.

Lance livre define o placar

Os últimos minutos foram de pressão intensa do time de Umuarama com o goleiro linha. O Guarapuava se segurava como podia, mas quando faltavam 20 segundos a arbitragem marcou mais uma falta do Guarapuava e, consequentemente, mais um tiro livre. Os guarapuavanos voltaram a protestar, mas a arbitragem manteve a marcação e Silva fechou o placar em 5×5.

Depois do apito final os jogadores de Guarapuava se mostraram chateados com as marcações da arbitragem, mas todos se mostraram satisfeitos com a apresentação da equipe em quadra, que de igual para igual com o Umuarama durante os 40 minutos de bola rolando.

O Guarapuava volta a jogar nesta quarta feira (dia 15) fechando a sequência de jogos fora de casa, contra o Maringá, no ginásio Chico Neto. Já o Umuarama volta a jogar na quinta feira, mas pelo Campeonato Paranaense, fora de cassa, contra o Campo Mourão.

Ficha técnica

OI/OPPNUS/PENALTY/UMUARAMA 5×5 POKER/AGRÁRIA/DALBA/GUARAPUAVA
Data: 13/05/2013
Local: Ginásio Amário Vieira da Costa, em Umuarama – PR

Árbitra 1: Katiucia Meneguzzi dos Santos – PR
Árbitro 2: Carlos Frederico Vargas Scalassara – PR
Anotadora: Madalena da Cruz – PR
Cronometrista: Robson Zambrana de Macedo – PR
Representante: Carlos Mauricio Zaremba – PR

OI/OPPNUS/PENALTY/UMUARAMA FUTSAL
1ª formação: Lucas; Boni, Augusto, Renatinho e Yuri
2ª formação: Daniel, Douglas, Pedro, Silva
Entraram: Vitor e Serginho
Técnico: Fernando Malafaia

POKER/AGRÁRIA/DALBA/GUARAPUAVA FUTSAL
1ª formação: Neném; Paulo Henrique, Carlinhos, Leanderson e Waltinho
2ª formação: Biro, Leó Bonfim, Pabrio, Macdovall
Entraram: Vini e Dudu
Técnico: Baiano

Gols do Umuarama: Renatinho (3’24”), Augusto (15’27”), Yuri (26’55”), Silva (34’18”) e Silva (39m40s)

Gols do Guarapuava: Biro (8’40”), Léo Bonfim (23m46s), Biro (34’02”), Vini (35’11”) e Biro (36’08”)

Cartões amarelos: Léo Bonfim (Guarapuava), Lucas (Umuarama), Douglas (Umuarama), Waltinho (Guarapuava), Pabrio (Guarapuava), Vitor (Umuarama), Renatinho (Umuarama), Dudu (Guarapuava), Vini (Guarapuava) e Fábio (Guarapuava)

 

Com informações de Clique Esporte.

Cristina Esteche

Jornalista

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.