22/08/2023
Educação

Em Prudentópolis, alunos dão um novo visual ao muro de colégio

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O muro do Colégio Estadual Alberto de Carvalho, em Prudentópolis, está mais alegre. Um projeto autorizado pelo Núcleo Regional de Ensino de Irati com apoio da direção do colégio levou alunos dos ensinos fundamental, médio e profissionalizante a dar asas à imaginação. O “Grafite e Pintura Mural” teve a participação de professores, alunos e pais. Cada turma, sob a supervisão da professora de Arte, Lucia Zabla Erdmann, pintou um quadro. Os trabalhos foram expostos e por meio da votação entre pais, alunos e funcionários do colégio foram escolhidos os desenhos que seriam pintados no muro. A técnica utilizada foi o grafite.

De acordo com o Colégio, o grafite é uma manifestação artística pertencente ao tempo atual que utiliza arte como forma de denúncia. Envolve outras linguagens, como música e dança.
Para o Colégio, o grafite é uma forma de arte democrática, visto ficar exposto nos muros e paredes da cidade, onde todos podem vê-lo. “O grafite tem função de transmitir alguma mensagem sobre qualquer assunto. Muitas vezes os temas são polêmicos, como violência, pobreza, condição social. Em virtude disso, o grafite também é uma forma de denúncia. Além disso, é um meio que aproxima a arte de todos”, pondera a direção.

O objetivo do projeto também foi fazer com que o aluno conhecesse a Lei que define o que é grafite e pichação. Essa lei se encontra no Artigo 65 da Lei 9605, de 1998, que diz: pichar, grafitar ou por outro meio conspurcar edificação ou monumento urbano: Pena – detenção, de três meses a um ano, e multa.
Ainda segundo o projeto, os murais têm a função de registrar a história de determinada cultura. “A cidade é um patrimônio cultural. Reconhecemos seu valor por meio das pessoas que nela vivem e por sua história”, diz o projeto.

Para os professores envolvidos, por meio da atividade pintura em mural os alunos ficaram conhecendo um pouco mais sobre a história da cidade, assim como a atividade proporcionou a união entre, o respeito, organização, a responsabilidade e a criatividade do público envolvido. “Enfim, vários valores foram trabalhados nessa atividade, além disso o objetivo foi levar o aluno a reconhecer o mural como intervenção urbana e despertá-lo para a apreciação dos murais existentes na cidade”, avaliam..

Foto: Um dos desenhos pintados no muro.

Cristina Esteche

Jornalista

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