22/08/2023

Em Prudentópolis, servidor é afastado pelo Facebook

Fui pego de surpresa este final de semana. Confesso que esperei uns dias pra ver se isso não era mais uma brincadeira de mau gosto. Hoje, tenho certeza que, lamentavelmente, é verdade.

Antes que pensem em me processar (mais uma vez), aviso que esta é minha opinião, e não tenho procuração para falar em nome de ninguém. Portanto, se processarem alguém, deve ser este blogueiro.

Ao que tudo indica o pequeno prefeito de Prudentópolis, Adelmo Luiz Klosowski (ex PR e agora PSDB), não gosta de ouvir verdades, ou criticas, ou sugestões de melhorias.

Pois foi isso que ocorreu. Ele (Adelmo) não suportou o pedido de melhorias, de mais funcionários, de melhor estrutura, para o CAPS de Prudentópolis, e preferiu (pois afastar é mais fácil para calar) determinar o afastamento da assistente social Vanderléia Schinemann do cargo de responsável pelo setor. Não vou nem questionar a falta de respeito com a profissional, pois foi ridícula a forma como ocorreu o afastamento.

Se pudéssemos personificar a competência, ela viria em forma de Vanderléia Schinemann. Uma guerreira, uma persistente, uma idealista e uma batalhadora pelas causas coletivas. Conheci Vanderléia há alguns anos, e sempre admirei e respeitei suas (e olha que são muitas) qualidades profissionais. Em poucos anos, ela transformou o CAPS de Prudentópolis em referência nacional (só não vê quem não quer). Pegou algo do zero e elevou a nível de exemplo a ser seguido. Foi fácil? Não senhor, não foi. Quem conhece Vanderléia sabe o quanto ela lutou, persistiu, batalhou, cobrou e cobrou e cobrou. Mas deu resultado.

É inadmissível que uma profissional da competência dela seja comunicada pelo Facebook que não é mais coordenadora do CAPS. Ora, substituir servidor é normal em Prudentópolis, mas a novidade é que isso está sendo feito pelo Facebook. Porque? Na minha opinião, o prefeito optou por esta modalidade porque não seria nada fácil olhar nos olhos da Vanderléia e lhe dar esse comunicado.

Enfim, sei que a Vanderléia vai novamente orgulhar Prudentópolis em pouco tempo, em outro setor. Isso é do seu caráter, da sua personalidade, da sua competência. Porém, quem perde é Prudentópolis e o pequeno prefeito, que afasta uma das pessoas mais competentes que já passaram pela administração municipal.

Adelmo está a cada dia deixando mais claro seu jeito de administrar: “Podem falar bem de mim o quanto quiserem, mas criticou, o pau comeu”.

E o povo? Bom, o povo… ta cansando de tanta bajulação com as crianças em escolas e esperando as obras que podem melhorar a qualidade de vida de todos…

Cristina Esteche

Jornalista

Relacionadas

Este post não possui termos na taxonomia personalizada.

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.

Pular para o conteúdo