Não tem dia sem acidente em Guarapuava. Aliás, o número de acidentes nos quatro cantos da cidade tem chamado a atenção. O Corpo de Bombeiros registrou de janeiro a abril deste ano cerca de 200 acidentes na cidade. São atropelamentos, avanços de sinal, imprudência, ingestão de bebida alcoólica, motorista sem sinalizar que fará uma conversão, alta velocidade e por aí vai. Ah, tem pedestre e ciclista que também não respeitam as leis de trânsito. E a maioria dos acidentes poderia ser evitada.
E quando chove então? Tem motorista que esquece tudo o que aprendeu na autoescola. Nas últimas horas, a PM registrou pelo menos cinco acidentes em Guarapuava. É importante relembrar que o trânsito de uma cidade é feito por gente, pelos próprios moradores. E quando as regras são quebradas, os acidentes pipocam lá e cá.
Alguns tão graves que resultam em mortes. Um levantamento do Observatório Nacional de Segurança Viária mostra que o Brasil é o quarto país com maior número de acidentes de trânsito no mundo. A violência nas pistas atinge mais de meio milhão de vítimas anualmente.
CAMPANHA
Para chamar a atenção da sociedade para o alto índice de mortes e feridos no trânsito urbano, neste ‘Maio Amarelo’ a Secretaria de Trânsito e Transportes de Guarapuava (Setran) lançou uma campanha com o tema “Juntos Salvamos Vidas!” De acordo com o prefeito Celso Góes, todos querem segurança no trânsito. “Mas para que isso ocorra é necessário que sejamos agentes de transformação, respeitando o que a lei nos propõe”.
Além disso, a campanha busca mobilizar a sociedade para uma reflexão e conscientização sobre a responsabilidade no trânsito. Conforme o secretário de Trânsito, Adalberto Campos, o objetivo é diminuir os índices de acidentes. “Precisamos mostrar para população que a responsabilidade no trânsito é de todos, do pedestre, motorista, de toda sociedade”. A campanha fará parte do projeto de Conscientização de Trânsito nas Escolas e de blitz educativas.
LOMBADAS ELETRÔNICAS E RADARES
Por fim, como parte de ações na segurança no trânsito, para diminuir a velocidade dos veículos e aumentar a segurança nas ruas, a Setran instalou cinco radares. Além disso, implantou 14 lombadas eletrônicas.
“Estamos no processo de implantação das lombadas e nos próximos dias já estaremos fazendo a aferição do Inmetro, para então começar a divulgar o funcionamento do equipamento”.
Leia outras notícias no Portal RSN.