Em Reserva do Iguaçu, produtores rurais são incentivados a buscar alternativas para diversificar a pequena propriedade agregando valor à produção. Em busca de informações, uma comitiva de produtores, secretários municipais, Vigilância Sanitária e funcionários foram até o município de Nova Aurora, no Paraná. A cidade é referência no Estado para agricultura familiar a agronegócio.
Foram visitadas propriedades consideradas modelo no ramo do agronegócio desde 2009, como abatedouros de aves, de indústria de congelados, restaurante agrícola e rural. A visita incluiu também empreendimentos de embutidos e defumados, derivados de cana, panificação e pesque e pague.
“E importante mostrar aos produtores rurais que o município é propício para a implantação agroindústrias, e a partir do conhecimento de técnicas de produção agrícola e beneficiamento de derivados e seus produtos, podemos transformar o agronegócio uma realidade“, explica o secretário de Agricultura Clidisnei Ribeiro.
Segundo o secretário, o prefeito Emerson Julio Ribeiro está buscando viabilizar a implantação de uma indústria de panificação e de doces. Por meio de unidades demonstrativas na área de piscicultura, o pesque e pague é outra alternativa rentável para os produtores.