Produtores rurais aprendem técnicas para a produção de leite em RI
Produtores rurais de Reserva do Iguaçu estão aprendendo técnicas em manejo de pastagens, produção de feno, manejo e higienização de ordenha. Participam também de oficinas práticas de castração, mochação e casqueamento de animais.
O acompanhamento técnico foi realizado no Assentamento São José pela Secretaria de Agricultura na última segunda (17). “Procuramos atender cada produtor rural de forma diferenciada, visando sua realidade e o tipo de produção que cada um realiza em sua propriedade”, explica a engenheira agrônoma Tatiana Caldas.
Durante os próximos dias, a Secretaria de Agricultura estará desenvolvendo o Plano Participativo, primeiramente no Assentamento Barreiro com o acompanhamento da ADEOP (Agência de Desenvolvimento Regional do Extremo Oeste do Paraná).
De acordo com o secretário de Agricultura, Clidisnei Ribeiro, o Plano Participativo foi uma metodologia adotada pela Secretaria de Agricultura no início de 2014. “O agricultor reivindica e a Secretaria busca atendê-lo da melhor forma”, diz.
O prefeito Emerson Julio Ribeiro disse que o trabalho diferenciado que está sendo feito por meio da Secretaria de Agricultura se busca uma ação preventiva. “Pretendemos realizar uma extensão rural preventiva, buscando evitar que o produtor recorra ao veterinário somente no momento em que o animal está doente. Com o aprendizado o produtor pode aplicar as técnicas repassadas pelos profissionais da Secretaria no cotidiano do campo”, diz.