22/08/2023
Agronegócio

Em São Paulo, Karl aponta gargalos do agronegócio e vê potencial para maior produtividade

imagem-56987

O presidente da Agrária, Jorge Karl, participou nesta segunda-feira (05), do 12º Congresso Brasileiro do Agronegócio, Logística e Infraestrutura, em São Paulo. O debate do painel "As oportunidades e as dificuldades para o aumento da oferta", mediado pelo jornalista William Waack, contou, além do diretor presidente, com a participação do presidente da Sobratema, Afonso Mamede, do presidente da Aprosoja (MT), Carlos Fávaro, e do sócio da PWC, José Ronaldo Vilela Rezende.

As dificuldades de infraestrutura enfrentadas pelo agronegócio foram um dos pontos abordados. Karl citou o exemplo dos fretes, cujos valores têm aumentado em todo o país. "O transporte de Sorriso (MT) até Paranaguá passou de R$ 190,00 para R$ 270,00 a tonelada. É um valor elevadíssimo", analisou.

A armazenagem, um dos principais gargalos do setor, foi amplamente discutida pelos participantes, a partir de perguntas oriundas do público presente e de internautas – o debate foi transmitido ao vivo pela Internet. "Em suma, o que interessa em logística é discutir dólares por tonelada: quanto custa a armazenagem em propriedade e quanto custa levar ao porto. As cooperativas acabam centralizando as recepções das safras e têm ganhos de escala com isso".

Com relação às oportunidades do agronegócio brasileiro, Carlos Fávaro apontou o sistema cooperativista, que traria benefícios à região Centro-Oeste. Já Jorge Karl citou o crescimento da produtividade das diversas culturas, a partir da pesquisa e da assistência técnica, como grande potencial a ser explorado no país. "A biotecnologia ainda pode crescer bastante. Existe a pesquisa da Embrapa e, nós mesmos temos a nossa fundação de pesquisa bastante aplicada para os nossos cooperados. Se conseguirmos levar estas novidades ao campo, teremos grandes ganhos de produtividade", avaliou.

O 12º Congresso Brasileiro do Agronegócio, Logística e Infraestrutura é promovido pela Abag (Associação Brasileira do Agronegócio) e apoiado pela OCB (Organização das Cooperativas Brasileiras). Mais informações e a programação completa estão disponíveis pelo site www.abag.com.br/cba.

 

Com informações de assessoria de imprensa.

Cristina Esteche

Jornalista

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.