PSF de Dourados
Casas alugadas se transformaram de maneira improvisada em unidade de saúde nos bairros de Guarapuava. Para se ter uma ideia o Posto da Saúde da Família (PSF) no Dourados, localizado no Bairro Xarquinho, é sem acabamento. Construída com pré moldado, sem pintura e sem condições para atendimento, a unidade mostra que segurança e comodidade para os pacientes não eram preocupações da gestão anterior. Não há muro, e um banco de madeira é o único lugar para os pacientes aguardarem a consulta. Assim como esse, outros postos de saúde apresentam a mesma precariedade”, segundo o secretário municipal de Saúde Stefan Wolanski Negrão. “Das 42 unidades de saúde existentes no município, 12 estão em imóveis alugados e sem condições de uso”.
Recursos do Governo Federal com contrapartida do município permitem reformas e ampliação de unidades de saúde em Guarapuava. As obras já estão licitadas e devem começar ainda em novembro.
As novas unidades terão sala para agentes comunitários de saúde, enfermaria, consultórios adequados, farmácia, banheiros higienizados, ambiência, acessibilidade. “Tudo será feito nos moldes preconizados pela Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária)”.