22/08/2023



Cotidiano Guarapuava Saúde

Em um ano, número de vacinados contra a gripe aumenta em Guarapuava

Relatório da Secretaria de Saúde indica que, no entanto, município não atingiu a meta estipulada para esta edição

Campanha contra gripe 2

Em um ano, o número de vacinados contra a gripe aumentou em Guarapuava. Dados comparativos percentuais entre 2017 e 2018, no entanto, mostram que o município não alcançou da meta na edição 2018 da campanha, com uma cobertura percentual menor em comparação ao ano passado.

Em 2018, a meta de imunização do terceiro planalto estabeleceu uma previsão de 46.371 vacinações durante a campanha. Segundo relatório da Secretaria de Saúde Municipal, até a última sexta feira (22), dia de encerramento da campanha, foram aplicadas um total de 38.279 doses. Em 2017, o número de vacinados chegou mais perto da meta estabelecida, atingindo 97,31% de imunizados dentro da meta municipal.

Neste ano, o grupo que menos atingiu a cobertura vacinal foi o de crianças com menos de cinco anos. Dentro deste grupo de risco, o total de imunizações contabilizou 70,83% das crianças entre seis meses e dois anos. Até quatro anos, 50,09% das crianças foram imunizadas. Mães em período pós-parto registraram uma boa cobertura, com 89,46%, assim como os idosos com 90,57%. Das gestantes de Guarapuava 72,18% se vacinaram contra o vírus da gripe.

No mesmo período do ano passado, nenhum grupo registrou menos de 90% da cobertura prevista. Nas vacinações previstas para as crianças, por exemplo, a porcentagem de cobertura atingiu 93,64%.

Embora a campanha nacional de vacinação gratuita contra a gripe tenha acabado, em Guarapuava, a imunização segue disponível. Aproximadamente quatro mil doses estão sendo ofertadas de forma gratuita a toda a população. Integrantes do público-alvo que ainda nãos e vacinaram também podem se imunizar.

Vale destacar que a vacina é trivalente, ou seja, protege contra três vírus diferentes, sendo eles causadores da gripe H1N1, H3N2 e Influenza B. As doses da vacina estão disponíveis em todas as Unidades Básicas de Saúde (UBS) de Guarapuava, até que o estoque remanescente chegue ao fim.

Para se vacinar, os pacientes devem apresentar o cartão do Sistema único de Saúde (SUS), um documento pessoal com foto e carteirinha de vacinação. O atendimento das UBS é de segunda a sexta, das 8h às 12h e das 13h às 17h.

Cristina Esteche

Jornalista

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.

Pular para o conteúdo