Ao vivo
Guarapuava - PR · 21°C Predominantemente nublado
Em breve Agenda completa da região no Portal RSN Shows Feiras, cultura, esporte e serviços em um só lugar Volte todo dia Saiba o que acontece antes de sair de casa Portal RSN Sua agenda regional, atualizada para quem acompanha o portal Em breve Agenda completa da região no Portal RSN Shows Feiras, cultura, esporte e serviços em um só lugar Volte todo dia Saiba o que acontece antes de sair de casa Portal RSN Sua agenda regional, atualizada para quem acompanha o portal
imagem-133503

Emater ganha nova estrutura para atender agricultores

Cristina Esteche
Cristina Esteche Jornalista
2 min de leitura

imagem-133503

Da Redação com AEN

Nova Tebas - O escritório da Emater de Nova Tebas, na região central do Paraná, já está funcionando em um novo prédio, de 100 metros quadrados, que custou R$ 92 mil. O governador Beto Richa inaugurou a nova estrutura na sexta (12) e afirmou que Nova Tebas, embora seja um município pequeno, com baixo IDH e pouca arrecadação, tem uma extensão rural muito grande.

“Isso aumenta nossas responsabilidades, pois o Estado tem que estar ao lado do município para apoiar suas demandas. Uma delas era a instalação de uma nova sede para a Emater e também a vinda de mais 18 técnicos e extensionistas para atender os produtores de Nova Tebas e dos municípios vizinhos”, afirmou.

Nova Tebas terá em alguns dias uma agroindústria de orgânicos, disse o prefeito Clodoaldo Fernandes dos Santos. O município já possui uma fábrica de vassouras, agricultura bem diversificada e muita pequenas propriedades rurais. “O trabalho da Emater é importantíssimo para Nova Tebas e potencializa os serviços da prefeitura”, disse ele.

FAMILIARES

Segundo o técnico agrícola Marcos Antonio de Freitas, que trabalha no local há 25 anos, dos 780 agricultores de Nova Tebas, 580 são atendidos pela equipe da Emater. “A maioria dos atendimentos é de agricultores familiares que trabalham com fruticultura e produção de leite”, diz Freitas.

Existem duas cooperativas no município. Uma delas é a Cooperativando, que trabalha com fruticultura orgânica e reúne 60 associados. Produzem maracujá, acerola, morango e laranja. A outra é a Coopertebas, que reúne 120 produtores e trabalha com fruticultura convencional. “Além da agricultura, a região tem muitas cachoeiras e rios, com uma natureza exuberante que conquista os visitantes”, diz o técnico Freitas.

Compartilhar