A chegada do final de ano e a injeção do 13º salário na economia nacional estão deixando os empresários que fazem vendas pela internet otimistas. Eles acreditam que o volume de vendas deve aumentar cerca de 30% durante o mês de dezembro em comparação com os demais meses do ano.
De acordo com o empresário Edilson Sierdovski as compras pela internet estão conquistando cada vez mais os brasileiros. “Quem ainda não comprou nada pela internet, com certeza vai comprar. É uma tendência sem volta. A cada mês as vendas vêm aumentando e no final do ano essa procura é ainda maior”, explica o empresário.
Conforme Edilson, os clientes que realizam compras pela internet buscam confiança, bons preços e, principalmente, prazo de entrega. “Hoje existem mecanismo de proteção aos clientes, que podem avaliar a confiabilidade e a segurança de comprar em determinada empresa. Todo o processo, desde a escolha do produto até a entrega do mesmo ao consumidor, é avaliado e os clientes têm acesso a essas informações. Ou seja, comprar pela internet a cada dia está ficando mais seguro. Porém, quando o preço está muito abaixo do mercado, é melhor o consumidor desconfiar e buscar maiores informações sobre aquele determinado site de vendas”, alerta o empresário.
Consumidores atentos
Uma das melhores ferramentas de fiscalização sobre os sites de venda têm sido as redes sociais. “Uma empresa que realiza um mau atendimento, ou entrega fora de prazo, ou até mesmo não entrega determinado produto comprado pela internet, fatalmente vai cair nas redes sociais. Em pouco tempo, as informações negativas sobre esse site serão disseminadas e dificilmente ele se manterá no mercado”, destaca.
“Os consumidores estão cada vez mais atentos. Com todas as ferramentas que medem o grau de confiabilidade e eficiência dos sites de compra disponíveis, dificilmente uma empresa que não atende os anseios do cliente se manterá no mercado”, afirma Edilson.
Maior procura
Com relação aos produtos que estão tendo maior procura através da internet neste final de ano, figuram aparelhos como Ipad2, Galax, notebooks, iphones e televisores. “Não existe um único produto que lidere o número de compras. Hoje os consumidores compram de tudo pela internet. Primeiro buscam informações sobre o produto que desejam, depois do site de vendas e ai efetuam a compra. O mundo de compras virtuais oferece de tudo, para todos os gostos”, conclui Edilson.