22/08/2023
Brasil Educação

Encceja será neste domingo (19) para mais de 1,5 milhão de pessoas

imagem-146145

Da Redação, com MEC

Guarapuava – Mais de 1,5 milhão de pessoas que ainda não concluíram os cursos do Ensino Fundamental e Médio terão neste domingo (19) mais uma oportunidade para atingir esse objetivo. O Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja) 2017 será realizado em 564 municípios. De acordo com o Ministério da Educação (MEC), este ano serão 301.583 participantes do Ensino Fundamental e 1.272.279 do Ensino Médio.

O exame será aplicado em dois turnos. De manhã, os portões abrirão às 8h e serão fechados às 8h45, os testes começam às 9h e terminam às 13h, no horário de Brasília. Os candidatos do Ensino Fundamental farão provas de Ciências Naturais, História e Geografia. Para o Ensino Médio, as provas serão de Ciências da natureza e suas Tecnologias, além de Ciências Humanas e suas Tecnologias.

No turno da tarde, os portões abrirão às 14h e fecharão às 15h15. O exame começa às 15h30 e vai até as 20h30. Os candidatos do Ensino Fundamental farão as provas de Língua Portuguesa, Língua Estrangeira Moderna, Artes, Educação Física, Matemática e redação. Para o Ensino Médio, haverá os testes de Linguagens e Códigos e suas Tecnologias, redação e Matemática e suas tecnologias.

De acordo com o MEC, as provas objetivas terão, cada uma, 30 questões de múltipla escolha. Para obter o certificado ou a declaração de proficiência, o participante deve fazer, no mínimo, 100 dos 200 pontos possíveis em cada uma das áreas de conhecimento, informa o MEC.

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) divulgou os locais de provas, que podem ser acessados pelos candidatos no site do instituto.

Cristina Esteche

Jornalista

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.