O Centro de Apoio ao Surdo e aos Profissionais da Educação de Surdos do Paraná (CAS) vai promover a 3ª edição do Encontro Cultural Bilíngue. O momento tem o objetivo de dar visibilidade à Cultura Surda, à Língua de Sinais e à história de lutas e conquistas à comunidade surda. Assim, a edição de ano promete momentos de interação entre surdos e ouvintes.
O 3º Encontro Cultural Bilíngue ocorrerá na próxima quarta (9), das 8h às 16h, nas Escolas Municipais Iná Ribas Carli e Escola Municipal de Instrução em Libras Professora Jaqueline Fontoura dos Santos. As escolas ficam na rua Osvaldo Camilo Mendes, nº 200, bairro Industrial. Conforme as informações, a programação contará com apresentações culturais, gincanas e oficinas.
O encontro ocorre desde 2022 em Guarapuava, com o auxílio de alguns parceiros. Nas edições anteriores, 2022 e 2023, um público de 100 e 200 participantes respectivamente, de Guarapuava e Região estiveram presentes. Para este ano, a expectativa desta edição é receber 300 pessoas.
PROGRAMAÇÃO DO ENCONTRO
Entre os participantes, devem comparecer estudantes surdos da rede estadual e municipal, acadêmicos surdos, familiares de surdos, profissionais da educação de surdos e comunidade em geral. Incluido Guarapuava e demais municípios, dos Núcleos Regionais de Educação (NRE’s) de jurisdição do CAS Guarapuava.
O encontro é gratuito para surdos e familiares. No entanto, a comunidade em geral deve contribuir com R$ 20 para auxílio nas despesas. Até porque a programação contará com café da manhã, almoço, café da tarde e algumas surpresas ao longo do dia.
Para cobrir os gastos maiores, a CAS pede doações, que podem ser feitas por meio do Pix da Associação de Pais e Amigos dos Surdos de Guarapuava (Chave Pix: 81.644.791/0001-94- Banco Cora- Apadag). Para mais informações, entre em contato: (42) 3627-7830 (WhatsApp-CAS) ou (42) 9 9917-4225 (Coordenação).
Leia outras notícias no Portal RSN.