A fim de orientar e aprimorar a capacitação dos profissionais da educação de Guarapuava sobre o autismo e as maneiras sobre como trabalhá-lo nas escolas, uma palestra foi realizada na manhã desta segunda feira (20), no auditório do Centro Universitário Campo Real. A iniciativa foi da Secretaria Municipal de Educação e Cultura, que considera o encontro fundamental para ao profissionais da área, conforme destaca a secretária de Educação e Cultura, Doraci Senger Luy.
“Atualmente a rede municipal de ensino possui entre 50 e 60 alunos autistas. Esse encontro vem para preparar e dar ainda mais suporte aos educadores, professores e pedagogos para que ofereçam um excelente atendimento aos alunos que possuem autismo”.
De acordo com a Secretaria de Comunicação (Secom), a palestra foi ministrada pela professora mestre em Metodologia do Ensino de Linguagem e suas Tecnologias, Maria Eduvirges Guerreiro Leme, de Londrina. Segundo a profissional, na ocasião, os participantes trabalharam com metodologias, manejos e práticas que auxiliam os profissionais da educação a trabalharem com o aluno autista.
“Hoje nós trabalhamos com os desafios do dia a dia. Nós precisamos conhecer a criança, saber como ela é para podermos saber como trabalhar com ela. Se nós não identificarmos como ela processa as informações não tem como trabalharmos bem com ela, por isso a importância de abordar esta temática com os profissionais que atuam no dia a dia”.