22/08/2023
Saúde

Encontro do Programa Mãe Paranaense reúne mais de dois mil profissionais

Via AEN

 

O Governo do Paraná encerra nesta quinta-feira (26), em Londrina, no Norte do Estado, a série de encontros macrorregionais da Rede Mãe Paranaense de 2014, que reuniu mais de 2 mil profissionais de saúde e gestores municipais em cursos de atualização profissional nas ações de atenção maternal e infantil. Em Londrina, cerca de 500 pessoas, entre médicos, enfermeiros, técnicos e auxiliares de enfermagem, agentes comunitários de saúde e secretários municipais participam de dois dias de reciclagem profissional.

O secretário estadual da Saúde, Michele Caputo Neto, ressaltou a importância da adesão dos municípios à proposta do programa Mãe Paranaense e a disponibilidade dos gestores em participar dos cursos com suas equipes. “Não é possível construirmos uma rede sozinhos. É necessária a participação de todas as pontas dos serviços, como unidades de saúde, consórcios e hospitais, todos unidos para podermos alcançar o objetivo maior, que é salvar vidas”, disse o secretário.

Caputo Neto parabenizou a todos pela redução da mortalidade materna e infantil no Paraná. Em dois anos, a Rede Mãe Paranaense evitou que mais de 100 mulheres morressem em decorrência da gestação e cerca de 500 crianças foram salvas.

Para o secretário de Saúde de Londrina, Mohamed El Kadri, além de comemorar a redução da mortalidade, o Estado tem conseguido antecipar problemas e evitar complicações na vida das crianças. “Com um pré-natal de qualidade podemos interferir em situações em que a saúde da criança seria comprometida porque quando um bebê não nasce bem ele poderá ter problemas de saúde por toda vida. Com o Mãe Paranaense também estamos cuidando dessas situações, melhorando a qualidade de vida de toda família”.

Cristina Esteche

Jornalista

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.