Da Redação, com assessoria
Na manhã desta quinta feira (17), o secretário estadual do Esporte e Turismo, Douglas Fabrício, visitou Guarapuava para um debate sobre o esporte. Estiveram presentes também gestores e diretores de esporte, além de prefeitos, vereadores e secretários municipais de esporte da região. O encontro regional faz parte de um cronograma, sendo este o penúltimo da escala, tendo sido antes realizado em Curitiba, Ponta Grossa, Londrina, Cornélio Procópio, Pato Branco, Ivaiporã, Campo Mourão, Cascavel, Toledo, Umuarama e Paranavaí. No período da tarde, a última cidade a ter o evento será Maringá.
Em Guarapuava, estiveram presentes representantes de 23 municípios da região. Para o secretário do Esporte e do Turismo, deputado estadual Douglas Fabricio, o encontro é a oportunidade de abrir espaço para todos os municípios contribuírem. “Queremos que agora os gestores voltem aos seus municípios e discutam com a sociedade este questionário. A ideia é ouvir todos os municípios do Paraná, para que assim possamos juntos criar a nova política do esporte. Nosso objetivo é melhorar o esporte do nosso estado”, disse o secretário.
O prefeito de Guarapuava, César Silvestri Filho, falou que a iniciativa de abrir o diálogo projeta um cenário positivo para a área do esporte. “Quero elogiar a iniciativa do secretário Douglas Fabrício de desenvolver este diálogo de forma direta com todas as regionais, onde é discutida uma necessidade pública que é a evolução do esporte. O secretário Douglas está literalmente tirando leite de pedra, pois num tempo de crise, conseguir achar soluções para a evolução de uma área sem muitos recursos financeiros, mostra que ele é um grande gestor e secretário de estado”.
O prefeito de Rio Bonito do Iguaçu, Irio de Rosso, destacou a abertura e espaço para a manifestação das lideranças municipais. “Sem dúvida nenhuma é um estimulo muito grande ver que a secretaria está preocupada com os pequenos municípios. Todas as vezes que nosso município precisou da SEET, as portas estavam abertas para nós. Quero parabenizar esta atitude do secretário Douglas, que mostra sua preocupação e desejo de ouvir todos os municípios”.
O chefe da regional de Guarapuava, Professor Carlinhos, argumenta que os encontros regionais dinamizam a evolução do esporte estadual e, consequentemente, contribui com o nacional. “A partir do momento que existe esta interação entre a SEET e os gestores do esporte, grandes ideias surgem e assim a evolução do esporte acontece”.
Nesta primeira etapa organizada pelos Escritórios Regionais do Esporte, os municípios foram convidados a discutir a melhor forma de implementar a nova política esportiva do Estado. Em um segundo momento, a discussão acontece nos próprios municípios e deve envolver toda a sociedade.